Conexão Contábil Norte: A importância de uma agenda de sustentabilidade nas organizações e a discussão sobre crédito de carbono

28 de setembro de 2022

Por Comunicação CFC

4ª edição do Conexão Contábil, que desta vez acontece na região Norte, deu início à programação nesta terça-feira, 27, no auditório do Tribunal de Contas de Manaus (AM). O evento tem como mote principal a sustentabilidade e, por isso, o primeiro painel abordou o tema: “A importância de uma agenda de sustentabilidade nas organizações e a discussão sobre crédito de carbono”.

Para tratar o assunto, participaram os painelistas Zulmir Ivânio Breda, ex-presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e coordenador de Operações do Grupo de Trabalho de criação do Comitê Brasileiro de Pronunciamento de Sustentabilidade (CBPS); Osvaldo Favero, gerente de Normas Contábeis da Comissão de Valores Mobiliários (CVM); Salomão Dantas Soares, presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Amapá (CRCAP); José Claudio Ferreira Gomes, presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Rondônia (CRCRO); e o moderador Aécio Prado Dantas Júnior, presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

O debate foi iniciado por Zulmir Breda, que falou sobre a relevância da criação do CBPS para a ciência da Contabilidade e, também, destacou como é imprescindível que os profissionais da contabilidade tenham conhecimento técnico sobre a agenda da sustentabilidade e sobre o mercado de crédito de carbono.

Segundo Breda, “trata-se de uma agenda altamente importante para o futuro da humanidade, e é necessário que ela esteja presente dentro do planejamento estratégico das empresas”, afirmou.

Ainda de acordo com o ex-presidente do CFC, o debate sobre sustentabilidade e qualificação de investimento surgiu há pelo menos 200 anos, com a necessidade de separar os investimentos em atividades positivas, ou não, para a sociedade de maneira geral.

Na sequência, Zulmir demonstrou em uma apresentação cronológica como vários acontecimentos ligados à sustentabilidade contribuíram para o crescimento das discussões acerca da temática na Contabilidade e nas empresas.

No que se refere ao mercado de carbono – funcionamento e aspectos contábeis –, o painelista Osvaldo Favero apontou que a agenda environmental, social and governance (ESG, na sigla em inglês) é um caminho sem volta e que o International Sustainability Standards Board (ISSB), da Fundação IFRS, tem papel de destaque, pois estabelece orientações globais para a promoção da sustentabilidade.

Vale ressaltar que a participação no evento garante pontuação para o Programa de Educação Profissional Continuada do CFC (PEPC) e, ainda, que o debate foi transmitido, ao vivo, por meio do canal do CFC no YouTube. Para assisti-lo na íntegra, clique aqui.