Conexão Contábil: governador de MG abre o evento destacando papel estratégico da contabilidade

3 de julho de 2024

Por Comunicação CFC

Teve início, na tarde desta quarta-feira (3), o Conexão Contábil Nacional. Realizado em Belo Horizonte (MG), o evento contou com a presença do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, na solenidade abertura. Ao lado do presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Aécio Dantas, Zema destacou em seu discurso o papel estratégico e central da contabilidade para um bom ambiente de negócios – inclusive no setor público.

“Eu venho do empresariado, conheço os entremeios das finanças, a importância da saúde financeira. Um negócio bem-sucedido passa por trabalhar de forma inteligente para tornar o caixa sempre melhor e mais organizado para os próximos gestores. A máxima de enxugar despesas e ampliar receitas nunca sairá de moda. No caso do setor público, é um norte fazer isso sem aumentar impostos. Por isso a centralidade da contabilidade”, destacou o governador mineiro, que abordou a necessidade de uma gestão pública ousada e corajosa para o desenvolvimento do País.

Aécio Dantas, que atuou como moderador da palestra de Zema, asseverou que o Sistema CFC/CRCs sempre esteve e se manterá atento ao novo perfil do profissional da contabilidade. “É um agente estratégico, antenado no empreendedorismo e nas oportunidades oriundas da iniciativa privada e do setor público. Esta atenção é o que determina o curso das ações do Conselho Federal de Contabilidade e dos regionais. Que possamos, nestes dois dias de encontro, nos energizar e fortalecer”, disse.

Abertura

A presidente do CRCMG e anfitriã do evento, Suely Marques, frisou que uma das metas institucionais do Sistema CFC/CRCs é incrementar a prosperidade econômica por iniciativas próprias e em parceria com órgãos e instituições. “O Conexão Contábil é um dos expoentes desse objetivo, pois propõe a construção de pontes entre os profissionais da contabilidade de todo o país”, destacou.

Também compuseram a mesa de abertura do Conexão Contábil Nacional a vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina, Sandra Maria de Carvalho Campos, representando a Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon); o ex-presidente do CFC e detentor da Medalha João Lyra, José Martônio Alves Coêlho; o presidente do Instituto de Auditoria Independente do Brasil (Ibracon), Sebastian Yoshizato; a presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), Sandra Santiago; e o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Fernando Passalio.

O evento prossegue até amanhã (4). Todas as palestras terão transmissão ao vivo no canal do CFC no Youtube.