Como a tecnologia blockchain pode gerar confiança?

31 de agosto de 2022

Neste artigo, o autor discorre sobre o potencial dos bancos de dados denominados blockchain e os motivos dessa tecnologia ainda não ser amplamente utilizada no meio digital. O resumo do artigo pode ser lido logo abaixo e a íntegra do texto pode ser acessada aqui.

Autor: ICAEW Insights
Publicado: 19 de agosto de 2022

Geralmente associado a transações de criptomoedas, o blockchain tem um grande potencial para muitas atividades de negócios. Então, por que as empresas não estão adotando mais (explorando essa tecnologia)?

A tecnologia Blockchain existe há mais de uma década e é um banco de dados ou registro distribuído que é compartilhado na rede de computadores. Uma diferença fundamental entre um banco de dados e um blockchain é como os dados são estruturados. Um blockchain coleta informações em blocos que contêm conjuntos de informações. Os blocos possuem determinadas capacidades de armazenamento e, quando preenchidos, são fechados e vinculados ao bloco anterior, formando uma cadeia de dados conhecida como blockchain.

Inicialmente conectado exclusivamente à facilitação de transações de Bitcoin, nos últimos anos tem havido muita discussão sobre seu potencial longe da criptomoeda, mas a adoção não foi tão difundida quanto alguns previam que seria.

“Houve muitas discussões sobre como o blockchain pode resolver os atritos da cadeia de suprimentos, a tokenização da infraestrutura do mercado financeiro, esquemas de incentivo do governo ou coleta de impostos. Todos esses casos fazem sentido e há muitos pontos positivos em relação a eles”, diz Ian Taylor, Head of Digital Assets da KPMG.

“Começamos a ver muitos comerciantes, tanto em e-commerce quanto em lojas físicas, aceitando pagamento em Stablecoin (um tipo de criptomoeda atrelada a outra moeda ou commodity)”, diz Taylor. “É muito mais barato do que cartões de crédito e sua liquidez não é encerrada no final de semana porque a liquidação é quase instantânea, dependendo do tipo de blockchain que é”.

Ross Thompson, professor de contabilidade e finanças da Arden University, diz que o blockchain tem o potencial de se infiltrar em uma variedade de indústrias fora do setor bancário e financeiro, do mercado imobiliário a instituições de ensino superior. “A transparência e a velocidade do blockchain podem tornar as operações imobiliárias – que geralmente incluem grandes quantidades de papelada, possíveis fraudes e erros em registros públicos – mais eficientes, seguras e fáceis.”

Os programadores entendem que o blockchain pode ajudar a diminuir as preocupações de segurança e escalabilidade associadas à Internet das Coisas (IoT). “Os dispositivos IoT geralmente sofrem de vulnerabilidades de segurança que os tornam um alvo fácil para ataques de criminosos cibernéticos. O blockchain pode fornecer uma cadeia interoperável com um nível de criptografia mais robusto, tornando praticamente impossível para os cibercriminosos substituir os registros de dados existentes”, diz Thompson.

Continuando, Thompson diz que o maior obstáculo para a adoção ainda é a relativa novidade do blockchain e a escassez de habilidades necessárias para desenvolvê-lo e usá-lo.

“Como não é amplamente adotado pelas empresas, também há muita apreensão em torno dele. O que não ajuda é que os blockchains exigem ampla adoção para funcionar de forma eficaz e uma revisão completa do sistema. Se ainda não houver acessibilidade, confiança e conhecimento em torno da tecnologia, será difícil para as empresas adotá-la com sucesso.”

A falta de confiança entre os usuários de blockchain também é uma preocupação, explica ele.

Para que as empresas usem a tecnologia blockchain da maneira mais otimizada, é preciso haver transparência, diz Thompson. Plataformas como TradeLens (uma rede de logística global) e IBM Blockchain fazem isso mostrando o que pode acontecer quando colegas e concorrentes trabalham juntos para desenvolver soluções para desafios comuns.

“As empresas também encontraram maior confiança em blockchains privados, onde não há usuários desconhecidos a serem evitados”, comenta Thompson. Ele argumenta que o blockchain tem o potencial de transformar a maioria das indústrias.

A expansão de aplicativos blockchain em domínios públicos e privados deve aumentar devido a avanços complementares em tecnologias como inteligência artificial. Isso abre o potencial para aplicações de blockchain em áreas como manufatura, agricultura e design, diz Thompson.

Quando o blockchain foi introduzido pela primeira vez, alguns dos principais benefícios destacados foram sua capacidade de fornecer transparência a todas as partes nas transações e a validade e precisão aprimoradas dos dados como resultado de seu mecanismo de consenso.

Isso pode promover a confiança, explica Esther Mallowah, chefe de política tecnológica da ICAEW, mas a adoção generalizada será influenciada pelas opiniões da sociedade sobre o impacto social e ambiental do blockchain, principalmente considerando as atuais preocupações climáticas.

“Há uma tensão interessante aqui – por um lado, o blockchain pode permitir benefícios sociais, como melhorar o acesso a serviços financeiros e apoiar iniciativas de sustentabilidade, rastreando as emissões de carbono e fornecendo transparência na cadeia de suprimentos. Por outro lado, o impacto no meio ambiente podem ser motivo de preocupação para muitos”, diz ela.

Saiba mais aqui.

Fonte: CFC