Comissão Nacional do CFC Voluntário se reúne para traçar planos de ação para 2023

18 de outubro de 2022

Por Comunicação CFC

A Comissão Nacional do CFC Voluntário está reunida nesta terça-feira (18) para traçar planos de ação para 2023. Os recém-nomeados membros da comissão estão atualizando as diretrizes e ações já desenvolvidas pelo programa. O objetivo da iniciativa é otimizar a atuação e abrangência do programa, além de ampliar o volume de entregas sociais.

Reunião da Comissão Nacional CFC Voluntário.

O presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Aécio Dantas, abriu os trabalhos da reunião destacando a importância do programa e, na sequência, sugeriu que o CFC Voluntário foque suas ações na contribuição técnica para os Fundos da Criança e do Idoso. Para Aécio Dantas, o estímulo às doações para esses fundos devem ser ponto central das ações do CFC Voluntário, uma vez que o potencial social desses fundos é muito amplo e o profissional da contabilidade pode atuar na conscientização dos contribuintes, na regularização e constituição desses fundos em âmbito estadual e municipal, além de apoiar as organizações sociais na elaboração de projetos e na respectiva prestação de contas.

A coordenadora da Comissão Nacional do CFC Voluntário, a conselheira Gercimira Ramos Moreira Rezende, reiterou a observação feita pelo presidente do CFC mostrando que o volume de doações desses fundos pode subir de R$ 250 milhões, quantia alcançada em 2022, para a cifra de R$ 5 bilhões, caso os contribuintes aptos a realizarem essas doações façam uso desse mecanismo, que permite o abatimento de até 6% da restituição, conforme informações divulgadas pela Agência Brasil.

A reunião continuará na tarde de hoje. Participaram na parte da manhã, o vice-presidente de Política InstitucionalManoel Carlos de Oliveira Júnior, os conselheiros membros da Comissão Nacional CFC Voluntário, Gercimira Ramos Moreira Rezende (MT), Maurício Gilberto Cândido (PR), Roberta Veras Antonio (AM), Maria Constança Carneiro Galvão (BA) e Lana Glicia Veiga Feitosa Oliveira (SE).