Circuito Técnico: Pontos de Atenção no Fechamento do Balanço de 2022

10 de fevereiro de 2023

Por Comunicação CFC

A 29ª edição do Circuito Técnico do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) aconteceu nesta sexta-feira (3), às 15h30. O evento teve como tema central os “Pontos de Atenção no Fechamento do Balanço de 2022”. O encontro virtual contou com a transmissão pela plataforma Zoom, para inscritos, e pelo CFCTV no YouTube, para o público em geral.

A abertura do evento foi realizada pelo conselheiro da Câmara Técnica do CFC, Aloísio Rodrigues da Silva. Já as palestras foram proferidas por José Jayme, auditor fiscal e supervisor nacional da ECD e ECF na Receita Federal do Brasil (RFB); e Fellipe Matos Guerra, presidente do CRCCE. A moderação ficou a cargo da conselheira da Câmara Técnica do CFC, Angela Dantas.

Na oportunidade, Felipe Guerra apresentou um mapa mental para ilustrar o que é importante no momento do fechamento, principalmente para as escriturações contábeis digitais.

Segundo o presidente do CRCCE, “é necessário ter cuidado nos fechamentos mensais para que seja possível verificar problemas operacionais nas demonstrações e redirecionar o planejamento dos negócios, caso seja preciso”.

Felipe Guerra destacou, também, que é importante ter atenção com os fechamentos mensais e afirmou ser imprescindível que eles tenham ocorrido com o maior cuidado possível. Além disso, segundo o presidente do regional, o trabalho do profissional da contabilidade deve seguir a risca as normas brasileiras e citou como exemplos a NBC TG 16; a NBC TG 27; NBC TG 47, que tratam da receita de contato com cliente; e a NBC TG 32; a NBC TG 23; a NBC TG 26; a NBC TG 25; e a ITG 2000, que estão ligadas à escrituração contábil.

Ainda durante o Circuito Técnico, José Jayme falou sobre o Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) e a Escrituração Contábil Digital (ECD). De acordo com o auditor fiscal, os profissionais da contabilidade devem estar atentos à obrigatoriedade de 2022 e as datas limites de transmissão. No que diz respeito à autenticação de livros contábeis, ele destacou a importância da legislação, por meio dos Decretos n.º 8.683/2016 e n.º 9.555/2018.

Já no encerramento do evento, a conselheira da Câmara Técnica do CFC, Angela Dantas, deu ênfase às exigências da Receita e às normas de contabilidade. Segundo a contadora, é necessário seguir os padrões contábeis ao elaborar uma ECD. “É preciso debruçar-se sobre a norma contábil para que o trabalho seja exitoso e dentro do padrão”, disse.

A participação no encontro, com a inscrição devidamente realizada, contará pontuação no Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC) do CFC.

Para assistir o evento na íntegra, clique aqui.