CFC Voluntário capacita novos profissionais da contabilidade

14 de fevereiro de 2023

Por Comunicação CFC

Cerca de 50 profissionais da contabilidade, desses 27 representando os Conselhos Regionais da categoria, participaram, na última quarta (8) e quinta-feira (9), do Seminário de Capacitação dos Coordenadores Estaduais do CFC Voluntário. Esse programa, idealizado pelo Conselho Federal de Contabilidade, tem o objetivo de sensibilizar os contabilistas sobre a importância das ações de voluntariado para a construção de uma sociedade mais justa e solidária.

Por meio do CFC Voluntário, os profissionais oferecem e compartilham seus conhecimentos na área contábil em ações sociais de voluntariado organizado, como entidades socioassistenciais, por exemplo.

Em seu discurso de abertura do seminário, o presidente do CFC, o contador Aécio Prado Dantas Júnior, disse que o CFC Voluntário dá espaço para que os profissionais da contabilidade possam contribuir com a sociedade.

“É um projeto fantástico! Doar um pouquinho do que a gente recebe na nossa profissão para o outro, contribuir para transformar a vida das pessoas.”

O CFC Voluntário é dividido em quatro subprogramas: Rede Nacional de Cidadania Fiscal – Observatórios Sociais; Educação Financeira; Doações ao Funcriança e Fundo do Idoso; e Ações Locais de Voluntariado.

Para o vice-presidente de Política Institucional do CFC, o contador Manoel Carlos de Oliveira Júnior, dentro da Contabilidade existe um campo amplo de para se exercitar o voluntariado.

“Muitas entidades não recebem recursos, porque as contas não foram prestadas de forma correta ou o CNPJ estava errado. Então, a gente vê uma possibilidade de ajudar o próximo, por meio da nossa profissão”, destacou.

Atualmente o CFC Voluntário é composto por aproximadamente 9.500 voluntários. A coordenadora nacional do CFC Voluntário, a contadoraGercimira Ramos Moreira Rezende, ressaltou as ações que já vêm sendo realizadas pelo programa em todo o país. Segundo ela, a empatia é a grande habilidade dos contadores.

“O CFC Voluntário é um programa maravilhoso. Por meio dele, a gente pode tirar um tempo para enxergar as necessidades do outro e ajudar em causas sociais. O nosso trabalho como profissionais da contabilidade pode fazer a diferença na vida de muita gente.”

Além da apresentação do CFC Voluntário, os participantes do seminário também assistiram à palestra “Prestação de contas dos Conselhos da Criança e do Idoso que recebem o dinheiro da destinação”, ministrada pelo assessor financeiro da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).

Os subprogramas do CFC Voluntário podem ser consultados em: https://voluntariadocontabil.cfc.org.br/subprogramas/.