CFC recebe visita institucional de representantes da Secretaria do Tesouro Nacional

9 de fevereiro de 2023

Por Comunicação CFC

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) recebeu, no dia 7/2, a visita institucional da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) para tratar de assuntos de interesse da classe contábil.

Na oportunidade, o presidente do CFC, Aécio Prado Dantas Júnior, recebeu o subsecretário de Contabilidade Pública da STN, Heriberto Henrique Vilela do Nascimento e Alex Fabiane Teixeira, coordenador geral de Normas de Contabilidade Aplicadas à Federação

Também participaram da reunião a vice-presidente técnica do Conselho CFC, Ana Tércia Rodrigues; e o coordenador da COTEC, Felipe Gonçalves Bastos.

Durante o encontro, o subsecretário da STN destacou a necessidade de renovação do acordo de cooperação técnica com o CFC, e de como ela é importante no processo de acompanhamento das demonstrações contábeis encaminhadas pelos entes federativos para a STN.

Outra pauta de destaque na reunião foi a Semana Contábil e Fiscal para Estados e Municípios (Secofem), que voltará a ocorrer de maneira presencial. Segundo o presidente do CFC, “o retorno, mesmo que de maneira híbrida, proporciona maior interação entre os participantes e um aproveitamento profícuo do tempo e do conhecimento que é compartilhado”, disse.

Ainda durante a reunião, também foi discutido o planejamento para o ano de 2023, com o aprimoramento da agenda para 2024 e o calendário de eventos, que inclui a realização do Seminário Brasileiro de Contabilidade e Custos Aplicados ao Setor Público (SBCASP).

De acordo com Heriberto Nascimento, em 2024 serão realizadas duas Secofens presenciais em cidades diferentes do país, uma em cada região. “Estamos bastante animados com o nosso calendário de eventos, retomando também o modelo presencial”, afirmou o secretário da STN.