CFC promove palestra para abordar o SGI

28 de setembro de 2022

Por Comunicação do CFC

Elys Tevania e Vanessa Macedo Motta durante palestra / Foto: acervo CFC

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) realizou uma palestra, no dia 21 de setembro, para abordar o Sistema de Gestão da Integrado (SGI). Com participação de todos os funcionários e colaboradores, a diretora executiva da autarquia, Elys Tevania, e a técnica administrativa, Vanessa Macedo Motta, esclareceram assuntos que envolvem o tema.

Em 2007, a  o CFC optou pela certificação na norma ABNT ISO 9001 – Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ).  Essa norma verifica todos os processos de uma organização com o intuito de auxiliá-la para que todo o serviço produzido pela instituição seja entregue com qualidade aos clientes.  Entre os princípios do SGQ, estão o foco no cliente; a liderança; o engajamento da equipe; a abordagem por processo; e a melhoria contínua.

Após apresentar a ISO 9001 para os colaboradores, foi mostrada a norma ISO 37001 – Sistema de Gestão Antissuborno (SGAS), na qual o CFC é certificado desde 2021. Como o próprio nome diz, a referida norma contém medidas para identificar, avaliar risco, prevenir, detectar e responder a qualquer atividade que envolva suborno.

Diante da aquisição de ambos os certificados, o CFC concebeu o Sistema de Gestão Integrado (SGI), que é um conjunto de atividades e tarefas que devem ser executadas para garantir a conformidade de acordo com os requisitos estabelecidos. Atualmente, o foco está na qualidade, no antissuborno, no meio ambiente, na saúde e na segurança ocupacional. O desenvolvimento do SGI respeitou todas as normas internacionais: ISO 9001:2015, ISO 37001:2017, ISO 14001:2015 e ISO 45001:2018.

Após todas essas explicações, foi exibido para os colaboradores como o SGI se aplica nos processos e na rotina de trabalho de cada um. No que diz respeito à qualidade, foi estabelecido o padrão de todos os trabalhos relacionados às atividades desenvolvidas no CFC.

Já no que se refere ao antissuborno, foi explicado que, no processo de atividades do Conselho, subornos ou similares não são tolerados. Foi enfatizado também que a autarquia tem como foco o cumprimento estrito das leis e regulamentações, e que, para qualquer atividade que envolva ato ilícito, serão acarretadas sanções nas esferas  administrativas, sem prejuízos das sanções civil e penal aplicáveis.

Para Vanessa, a presença do SGI na entidade altamente importante. “Temos, no CFC, normativos que norteiam toda a qualidade, a normatização e os sistemas que combatem o suborno. Então, eles são importantes por conta disso”. E complementa afirmando que “a finalidade é sempre trazer melhorias contínuas para os nossos clientes, que são os profissionais da contabilidade e os Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs). Manter uma normatização interna dos procedimentos e dos processos de trabalho; e trazer o engajamento da Diretoria Executiva (Direx) e das equipes de trabalho são nossos objetivos também”, explica.

Já para a diretora executiva, Elys Tevania, um ponto fundamental que o SGI trouxe foi a troca de conhecimento e a precisão na execução das tarefas a serem realizadas em cada área.

“Quando não se tem o sistema, não existe a certeza de que uma informação passada para o funcionário vai acontecer da forma que foi explicada. Mas, com a implementação do SGI, a gente tem a tarefa descrita, o que nos dá a certeza de que o trabalho está sendo feito da forma correta”. E completa. “Antes da implementação, não existia evolução, e nos deparamos com coisas gravíssimas. Mas, hoje, existe a segurança de que os principais processos estão todos mapeados e estão sendo auditados duas vezes por ano. E temos a certeza de que cada área executa o trabalho da forma correta”, explica Elys.

As políticas da gestão integrada podem ser facilmente acessadas por todos os colaboradores. Elas estão disponíveis na Intranet,  site do CFC e, até mesmo, no papel de parede dos computadores.