CFC lança curso direcionado à contabilidade para Microentidades e Pequenas Empresas

16 de abril de 2024

Por Comunicação CFC

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) anuncia o lançamento do novo curso destinado a capacitar profissionais da área contábil para lidar com as recentes normas contábeis aplicáveis a Microentidades e Pequenas Empresas (MPEs).

A implementação das normas NBC TG 1001 – Contabilidade para Pequenas Empresas e NBC TG 1002 – Contabilidade para Microentidades trouxe mudanças significativas no cenário normativo desses segmentos empresariais. Dados estatísticos revelam que mais de 95% das empresas no Brasil estão sujeitas a essas normas, o que destaca a importância vital do tema para o mercado. Com o intuito de auxiliar os profissionais da contabilidade na compreensão e na aplicação dessas atualizações, o CFC elaborou um curso abrangente e prático.

imagem: reprodução da internet

“O lançamento deste curso é uma resposta direta às necessidades dos profissionais que atendem às Microentidades e Pequenas Empresas diante da emissão das normas NBC TG 1001 e NBC TG 1002, oferecendo atualização crucial e ferramentas práticas para os profissionais de contabilidade”, enfatizou a vice-presidente técnica, Ana Tércia.

Além da oportunidade de atualização de conhecimentos e aprimoramento de habilidades, o profissional da área contábil poderá utilizar o material como recurso de consulta confiável. Todo o conteúdo foi organizado por seção em acordo com as normas de forma a facilitar a localização dos tópicos, com a divisão em partes teóricas e práticas para cada uma das normas. A conselheira do CFC, Mônica Foerster, destaca que o curso conta com a participação de especialistas renomados, como o professor Eliseu Martins. “Este curso se destaca por sua abordagem efetiva, unindo de forma equilibrada a base teórica consistente com um direcionamento eminentemente  prático, garantindo uma compreensão efetiva das novas normas contábeis e facilitando sua adoção e implementação eficaz”.

Entre os tópicos abordados no curso, destacam-se os princípios gerais da NBC TG 1001, a apresentação das demonstrações contábeis conforme NBC TG 1001 e NBC TG 1002, o balanço patrimonial, demonstrações de resultados, mutações do patrimônio líquido, fluxos de caixa, políticas contábeis, e diversos outros aspectos cruciais da contabilidade para microentidades e pequenas empresas.

“Encorajamos todos os contabilistas a assistirem a esse curso estratégico, desenvolvido para equipá-los com conhecimento atualizado e competências necessárias para navegar com sucesso pelas mudanças normativas que impactam mais de 95% das empresas no Brasil”, enfatizou Mônica Foerster.

O professor universitário Elizeu Martins realizou o convite para que os profissionais da contabilidade participem do curso e aprimorem seus conhecimentos. Segundo ele, as NBC TG 1001 e NBC TG 1002 são como trilhas que facilitam o caminho percorrido pelas Microentidades e Pequenas Empresas. “Nesta selva das empresas, o CFC elaborou as  NBC TG 1001 e NBC TG 1002. Venham conhecê-las e fazer esse caminho de maneira suave”, disse.

O curso do CFC representa um esforço notável para capacitar e atualizar os profissionais da contabilidade diante das recentes mudanças normativas. Com as novas normas em vigor, a compreensão detalhada e a aplicação correta das práticas contábeis tornam-se essenciais para o sucesso e a conformidade das empresas enquadradas como Microentidades e Pequenas Empresas no Brasil.

Para mais informações e acesso ao curso, os interessados podem acessar a página:  https://cfc.org.br/tecnica/curso-mpe/