CFC divulga artigo ganhador do prêmio Olivio Koliver

16 de dezembro de 2022

Por Comunicação do CFC e CRCMG

No dia 15 de dezembro, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) realizou a entrega do Prêmio Olivio Koliver, promovido pela Revista Brasileira de Contabilidade (RBC). A premiação contemplou o artigo “Fundo partidário e eleitoral: a análise do impacto das novas políticas de financiamento partidário e eleitoral a partir das prestações de conta dos partidos”, dos autores de Minas Gerais, Eduardo Henrique Valente Lisboa e Eduardo Mendes Nascimento, que foi publicado na RBC n.º 248, edição março/abril de 2021.

Durante a cerimônia, o presidente do CFC, Aécio Dantas, falou sobre a importância do trabalho realizado pela RBC, que tem contribuído, com qualidade técnica e científica, para a contabilidade brasileira. “Esse estímulo à produção científica precisa ser incansável e inesgotável. E temos, agora, mais um exemplo de dois autores que foram premiados por uma comissão selecionadíssima de profissionais que são extremamente criteriosos.”, apontou.

A escolha do artigo é feita por uma banca examinadora constituída por meio de Portaria do CFC, levando em consideração os 36 artigos publicados durante o ano. O conselho editorial seleciona os seis melhores que são submetidos aos critérios da banca examinadora. Aécio Dantas ainda destacou que a equipe da RBC sempre trabalha com zelo técnico durante as escolhas para os artigos.

Em entrevista ao CFC, Eduardo Henrique Valente Lisboa, que é especialista em controladoria e contabilidade pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e um dos premiados, destacou que o reconhecimento o deixou bastante feliz e que o processo de produção do artigo contou com a aplicação de diversas técnicas que auxiliaram na mensuração das contas partidárias relacionadas à área contábil. “Apesar de não ser formado em Contabilidade, e sim em Administração, vejo que foi muito valioso esse aprendizado na área da Contabilidade. Além de poder ver como esse tipo de cidadania é exercido na prática, no que tange à verificação das contas dos partidos, pude ver, também, ver que as legislações estão sendo bem feitas e aplicadas.”, contou.

Já o outro autor do artigo, Eduardo Mendes Nascimento, que é contador e professor da Universidade Federal de Minas Gerais, disse que ser agraciado com essa premiação foi uma grande alegria, pois permite uma aproximação do mercado com a academia. “O meu colega, Eduardo Lisboa, iniciou este trabalho no ambiente universitário como requisito no curso de pós-graduação no qual sou professor, com um tema que entendo ser de muita relevância e marcante das eleições de 2018, que foram bem fora dos paradigmas comuns que estávamos acostumados nas eleições. Trazer esse trabalho para o CFC e ainda receber um prêmio mostra a valorização e o incentivo à pesquisa, que permitem a aproximação da academia com o mercado.”, ressaltou.

Ele também considerou que o tema do trabalho tem se mostrado cada vez mais importante, principalmente após as mudanças de legislação que trouxeram reformas na prestação de contas e na posição do contador diante desta demanda. “Isso deixa muito claro que nós, contadores, precisamos fazer parte desse processo no momento eleitoral, tornando-o mais transparente e seguro, dando mais garantias para a sociedade de que o dinheiro está sendo bem aplicado.”, ponderou Eduardo Nascimento.

Por fim, os premiados receberam um troféu e os parabéns de todos. Para ler o artigo premiado na íntegra, clique aqui.

O prêmio é sempre concedido ao melhor artigo publicado na RBC durante o ano. Neste ano de 2022, quem recebe a homenagem são os premiados do ano de 2021. Em 2023, o prêmio será para o melhor artigo das edições do ano de 2022.