CFC amplia práticas antissuborno em conformidade com a ISO n.º 37001

22 de junho de 2022

Por Daniel Bruce
Comunicação CFC

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) intensificou a aplicação de rotinas que mitiguem a possibilidade de suborno em qualquer ato administrativo que envolva a autarquia, de acordo com os requisitos da Norma ABNT NBR ISO n.º 37001:2017.

Segundo Vanessa Motta, técnica administrativa da Diretoria Executiva (Direx), no ano de 2021, o CFC passou a ser certificado pela ISO n.º 37001, que é a norma internacional sobre o Sistema de Gestão Antissuborno (SGQ).

A ampliação de ações antissuborno se deve, também, ao fato de o CFC ter ingressado, em fevereiro de 2022, no Pacto Global das Nações Unidas, que possui dez princípios universais que o norteiam.

O Sistema de Gestão Antissuborno é um exemplo de uma das práticas adotadas pelo órgão. Ele tem como objetivo assegurar que as organizações implementem controles para buscar a prevenção, a detecção e a abordagem sobre suborno, além de promover uma cultura ética, íntegra, com transparência e conformidade.

Em atendimento aos requisitos da ISO em questão, e com a implementação do SGQ, o CFC conquista diversos benefícios à administração pública. Dentre eles, o comprometimento da gestão pública; os padrões de conduta, políticas e procedimentos, aplicáveis a todos os agentes, administradores e demais partes interessadas; e a análise periódica de riscos e identificação e implementação de controles para prevenção, detecção e mitigação de tais riscos.

Além das vantagens já conquistadas, a certificação também permitiu ampliar o combate às fraudes e aos desvios de dinheiro, proteger e fortalecer a reputação da organização, além de aumentar a qualidade dos serviços prestados à população.