Cerca de 40 mil candidatos participam do Exame de Suficiência do CFC

1 de julho de 2024

Por Comunicação CFC

A primeira edição de 2024 do Exame de Suficiência aconteceu no domingo dia 30 de junho. Ao todo, 38.117 pessoas realizaram a prova e o índice de ausência foi 19%. A avaliação foi aplicada sem intercorrências em todos os Estados brasileiros e no Distrito Federal, com exceção do Rio Grande do Sul, onde o certame está suspenso em função das chuvas que assolaram à região. A aprovação no exame é um dos requisitos para a obtenção de registro profissional em Conselho Regional de Contabilidade (CRC). Toda a programação segue o horário oficial de Brasília.

Os próximos eventos relacionados ao Exame de Suficiência são: divulgação do gabarito preliminar da prova objetiva (1º/7); prazo para interposição dos recursos referentes ao gabarito preliminar (de 12h de 02/07 até as 12h de 04/07 – dois dias úteis); divulgação da resposta aos recursos referentes ao gabarito preliminar e resultado final preliminar (29/7); prazo para interposição de recursos acerca do resultado final preliminar do exame de suficiência 1/2024 (30 e 31/07/2024); e resultado final do exame de suficiência – homologação (15/08).

O exame

O exame é composto de 50 questões objetivas e cada uma delas vale um ponto. Para ser aprovado, o candidato precisa acertar 50% da prova, ou seja, 25 questões. Entre os assuntos abordados na avaliação, estão: língua portuguesa aplicada; matemática financeira e estatística; noções de direito e legislação aplicada; legislação e ética profissional; Teoria da Contabilidade; princípios de Contabilidade e Normas Brasileiras de Contabilidade; Contabilidade geral; Contabilidade de custos; Contabilidade gerencial; Contabilidade aplicada ao Setor Público; controladoria; auditoria contábil; e perícia contábil.

Para acompanhar as próximas publicações relativas ao exame, acesse aqui.