Brasileira é reconduzida ao IPSASB em anúncio da nova composição do Conselho da entidade

20 de outubro de 2022

Por Comunicação CFC

A contadora Patricia Siqueira Varela foi reconduzida ao Conselho do International Public Sector Accounting Standards Board (IPSASB), desenvolvedor das IPSAS®, normas internacionais de contabilidade de competência para o setor público. O anúncio da recondução foi realizado em recente reunião da entidade em Portugal.

Na ocasião, foram anunciados também a recondução de outros membros, além da indicação de novos. A nova composição do Conselho de 2023 será um grupo diversificado de maioria feminina com membros de todo o mundo.

Os novos nomeados para o IPSASB foram selecionados após um rigoroso processo de nomeações e entrevistas envolvendo o Comitê de Indicação da Ifac e a liderança do IPSASB, supervisionados pelo Comitê de Interesse Público. O Conselho da Ifac aprovou os candidatos recomendados.

Os novos membros do Conselho são:

• Sra. Nor Yati Ahmad (Malásia);

• Sr. Andrew van der Burgh (África do Sul); e

• Sr. Jona Wala (Quênia).

Os membros do Conselho reconduzidos são:

• Dra. Kamira Muriel Sanchez Nicósia (Panamá);

• Sr. Scott Showalter (EUA); e

• Dra. Patricia Siqueira Varela (Brasil).

Currículo

Patricia Siqueira Varela tornou-se membro do International Public Sector Accounting Standards Board em janeiro de 2020. Foi indicada pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), responsável pela regulamentação e representação dos profissionais de contabilidade no Brasil.

A professora Varela é atualmente pesquisadora e professora da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (Brasil). Também exerce a função de normatizadora como membro do Grupo Consultivo das Normas Brasileiras de Contabilidade para a Contabilidade do Setor Público do Conselho Federal de Contabilidade e do Comitê Técnico vinculado ao Tesouro Nacional, que é responsável pela emissão de normas obrigatórias para entidades do setor público em todos os níveis da Federação (municípios, estados e governo central).

Ela possui mestrado e doutorado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo.