Asseguração na era digital

4 de julho de 2022

Por Comunicação Ibracon

Artigo publicado originalmente no The Chartered Accountants, escrito por Tom Seidenstein, presidente do IAASB e por Danielle Davies, membro do IAASB

A quarta revolução industrial está remodelando o mundo em que vivemos e trabalhamos. Esta revolução apresenta oportunidades significativas para a auditoria e a asseguração. A crescente disponibilidade de dados combinada com tecnologias emergentes oferece novas maneiras de os profissionais aumentarem a confiança em seu trabalho.

 

Para a profissão de auditoria, o surgimento de novas ferramentas digitais representa uma oportunidade real para atrair uma nova geração de profissionais para essa nobre profissão.

 

De certa forma, o mundo contábil e de auditoria independente está alcançando a transformação digital que muitas indústrias já vivenciaram. Varejo, hospitais, transporte, entretenimento, energia e muitos outros passaram por transformações . Na verdade, é mais difícil pensar em uma indústria que não tenha sido transformada pela tecnologia. Se uma indústria ainda não foi transformada, é só uma questão de tempo.

 

O International Auditing and Assurance Standards Board (IAASB) está determinado a garantir que a definição de normas mantenha o ritmo e esteja preparada para se adaptar às tecnologias disruptivas. Isso sem perder o foco em estabelecer normas de alta qualidade que fortaleçam a confiança do público em auditorias e assegurações.

 

A tecnologia é um dos drivers estratégicos mais relevantes do IAASB, influenciando as normas e atividades futuras. A frente tecnológica tem três objetivos:

  1. Construir processos e estruturas para apoiar a iniciativa de disrupção do IAASB;
  1. Manter e aprimorar o conhecimento do IAASB sobre tendências de disrupção e suas implicações para a definição de padrões e o interesse público; e
  1. Compartilhar conhecimento e agenda com as partes interessadas para melhorar a qualidade da auditoria e da asseguração e, assim, melhorar a qualidade dos relatórios.

 

Ficar perto de novos desenvolvimentos tecnológicos é fundamental para entender o que está por vir. Em 2020 o IAASB realizou um estudo com o apoio da Founders Intelligence, para identificar as principais tecnologias disruptivas que poderiam impactar a auditoria e a asseguração.

 

Esta pesquisa incluiu investigar mais de 100 empresas de tecnologia e entrevistar mais de 20 organizações em todo o setor, incluindo profissionais de auditoria e asseguração, emissores de normas, reguladores e organizações contábeis, bem como fundadores de startups de tecnologia.

 

Com base na pesquisa realizada, foram identificados quatro temas sobre como a tecnologia auxilia a auditoria e a asseguração:

  • Auditorias e procedimentos de asseguração realizados em tempo real;
  • Auditoria ou asseguração cada vez mais baseadas em análises, incluindo fazer uso de inteligência artificial e machine learning na realização de análises;
  • Auditoria e asseguração cada vez mais realizadas remotamente.
  • Auditoria e asseguração se tornando uma profissão mais habilitada para tecnologia, onde mais profissionais podem entender, usar e alavancar avanços tecnológicos em seu dia-a-dia de trabalho.

 

Para mais informações sobre o estudo, clique aqui.

 

Fonte: Comunicação IAASB