A influência dos relatórios de sustentabilidade e a importância do ESG nas empresas são debatidos no Conexão Contábil Norte

29 de setembro de 2022

Por Apex Comunicação

A influência do International Sustainability Standards Board (ISSB) no futuro da sustentabilidade e a importância da agenda ESG nas empresas foram alguns dos temas abordados, nesta quarta-feira (28), segundo dia do Conexão Contábil, edição Norte, evento gratuito voltado para discussões sobre o futuro e o desenvolvimento da Contabilidade.

Os temas foram abordados pelo coordenador da Comissão Nacional de Normas Técnicas (CNNT) do Instituto de Auditoria Independete do Brasil (Ibracon) e sócio líder do Global ACS IFRS na PwC Brasil, Leandro Ardito, e pela conselheira do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e mestre em Controladoria, Sônia Gomes, que apontaram que a preocupação com a responsabilidade social nas empresas não é nova e que, nos últimos anos, essa agenda deixou de ser tema apenas de cientistas, avançou para uma discussão política e, agora, está fortemente relacionada ao mercado financeiro. Normas e relatórios baseados no ISSB, por exemplo, têm sido importantes para contribuir na tomada de decisões de investidores. Tais normas tratam da Divulgação de Informações Financeiras Relacionadas à Sustentabilidade (IFRS S1) e Divulgação Relacionada ao Clima (IFRS S2).

De acordo com Leandro Ardito, uma pesquisa global com investidores, que somam um volume de 7 trilhões de dólares em ativos, demonstra a relevância do ESG (enviromental, social e governance) nas corporações. Os dados da pesquisa apontam que 79% consideram os riscos e as oportunidades ESG um fator importante na decisão de investimentos. Outro resultado, aponta que apenas 21% estão satisfeitos com as informações apresentadas. O levantamento aponta que 33% acreditam que a qualidade dos relatórios ESG atuais, em média, é boa. O estudo aponta que muitos relatórios ESG carecem de informações relevantes, oportunas, completas e comparáveis.

Para Sônia Gomes, um dos principais desafios dos contadores é agregar aos relatórios de movimentações financeiras, questões relacionadas à agenda ESG. “Esse é o desafio, juntar o mundo da sustentabilidade com a movimentação financeira”, sintetizou.

Além dos palestrantes, estiveram no centro do palco para o debate, a vice-presidente do Controle Interno do CFC, Vitória Maria da Silva, que mediou a apresentação, e a contadora Itajay Maria Soares, presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Roraima (CRCRR).

Sobre o Conexão Contábil

O Conexão Contábil é um espaço para a promoção da Educação Profissional Continuada, composto de uma série de eventos, realizados gratuitamente e no formato híbrido, com pontuação no Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC) do CFC. A iniciativa é organizada pelo Sistema CFC/CRCs e voltada para discussões sobre o futuro e o desenvolvimento da Contabilidade.