A eficácia da tecnologia em nuvem na área da Contabilidade

16 de outubro de 2023

Uso da tecnologia é crucial para proteger dados financeiros e contábeis

Por Comunicação CFC

A tecnologia em nuvem impacta, significativamente, várias áreas da indústria e do setor de serviços. A Contabilidade não é exceção. Nos últimos anos, o armazenamento de dados em mídias não locais tem oferecido diversas vantagens a contadores, empresas do ramo e stakeholders. Ele permite que profissionais e clientes acessem dados e aplicações contábeis de qualquer lugar e a qualquer momento, o que proporciona grande ajuda a equipes distribuídas e colaboradores que precisam se deslocar com frequência.

“A nuvem facilita a colaboração em tempo real entre membros da equipe, bem como entre contadores e seus clientes. Isso ajuda na celeridade da tomada de decisões”, diz o conselheiro do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Glaydson Trajano Farias. “As soluções em nuvem são altamente escaláveis, permitindo que as empresas ajustem rapidamente seus recursos com base em suas necessidades. Isso é particularmente útil durante períodos de alta demanda, como a temporada de impostos.”

Muitos softwares de Contabilidade em nuvem apresentam recursos de automação que minimizam tarefas manuais e redundantes, de forma a reduzir a incidência de erros humanos e permitir que os contadores se concentrem em atividades de maior valor agregado, como análise e consultoria. No que diz respeito à segurança, os provedores dos serviços geralmente oferecem medidas robustas, incluindo criptografia, autenticação de dois fatores e backups regulares para proteger dados sensíveis.

“A tecnologia em nuvem oferece mecanismos eficazes de recuperação de desastres, o que é crucial para proteger dados financeiros e contábeis em casos de falhas de hardware, ataques cibernéticos ou outros incidentes”, explica. “Manter-se em conformidade com regulamentações e padrões contábeis é crucial. As atualizações de software em mídias não locais podem ser implementadas automaticamente, assegurando que o profissional da contabilidade trabalhe com as versões mais atualizadas e em conformidade com as regulamentações.”

Outra vantagem, segundo Glaydson, é que as soluções de contabilidade em nuvem frequentemente oferecem ferramentas de análise que ajudam na avaliação do desempenho dos negócios, no planejamento financeiro e na tomada de decisões estratégicas, oportunizando insights valiosos derivados de dados e oportunidades para que os profissionais atuem como consultores estratégicos em negócios.

“Muitas plataformas de contabilidade em nuvem vêm com ferramentas analíticas integradas, permitindo aos contadores e empresários uma melhor visão e compreensão do desempenho financeiro da empresa. Para muitas empresas e profissionais do setor, a tecnologia não local tem se mostrado uma solução eficiente em termos de custo, tempo e recursos. No entanto, como qualquer outra, ela tem suas limitações e desafios, como questões de latência de rede ou preocupações com a privacidade dos dados em determinadas jurisdições. Por isso, é crucial avaliar cuidadosamente as necessidades específicas da organização ao considerar que recurso será ou não adotado.”

Antes de selecionar uma solução de armazenamento, o conselheiro do CFC sugere que se faça uma avaliação das necessidades no que diz respeito a requisitos de acesso e em termos de volume e tipo de dados trabalhados. A partir disso, pode-se selecionar a plataforma de armazenamento que melhor se adapte às próprias necessidades, seja ela em nuvem, local ou híbrida. “Feita a escolha, devem ser estabelecidas políticas claras sobre quem tem autorização para acessar quais dados e que tipos de alterações podem ser realizadas. Devem ser mantidos registros detalhados de atividades de acesso e modificações nos dados. Ferramentas de monitoramento para alertas em tempo real sobre atividades suspeitas também são de grande importância.”