A ascensão do pilar social: O “S” no ESG

20 de junho de 2022

Por Simone Kuperchmit
Comunicação CFC

Tem havido um foco crescente do pilar “social” nas questões ambientais, sociais e de governança (ESG). O relatório contido nesta matéria examina a razão pela qual estes fatores sociais são cada vez mais importantes e como os profissionais da contabilidade podem liderar neste nicho.

A Ascensão do Pilar Social: uma Introdução ao ‘S’ no ESG é um recurso fundamental para os profissionais que exploram os fatores sociais que impactam as organizações e suas complexidades. Isso porque com o ESG é esperado que as organizações aumentem a transparência e a responsabilidade por seus impactos sociais, práticas e desempenho.

CRESCENTE DEMANDA POR AÇÃO E TRANSPARÊNCIA SOBRE OS FATORES SOCIAIS

As partes interessadas esperam cada vez mais que as organizações considerem o impacto das questões sociais em seus modelos de negócios, operações e por meio de suas cadeias de valor. Além disso, reguladores e governos em todo o mundo estão analisando a integração de questões sociais na elaboração de políticas e regras de divulgação. O escopo dos assuntos sociais é amplo e inclui:

– direitos humanos

– saúde e segurança

– engajamento e satisfação dos funcionários

– povos e comunidades indígenas

– diversidade, equidade e inclusão (DE&I, na sigla em inglês)

– ética e segurança

O papel do profissional da contabilidade

Os profissionais têm um papel fundamental para facilitar a integração de fatores sociais na estratégia de uma organização, em sua gestão de risco e desempenho, e nos relatórios e na garantia de informações relevantes.

Saiba mais aqui.

Fonte: site da CPA Canadá.