5º ENJLC: o impacto do metaverso na sociedade e na contabilidade

25 de outubro de 2022

Por Comunicação CFC

“Todos nós somos impactados pela tangibilidade do não intangível. E essa é a missão do metaverso”. A mensagem é da palestrante Thammy Marcato que, na tarde desta sexta-feira (21), ministrou o tema “O metaverso: entenda como ele promete impactar contadores”, durante o 5º Encontro Nacional de Jovens Lideranças Contábeis (5° ENJLC).

A sócia-diretora de Innovation & Digital Transformation da KPMG no Brasil iniciou o painel com a cronologia da história do mundo virtual no país e dividiu a análise do metaverso em três grandes mudanças: a tecnológica, a cultura e a econômica. Para a especialista, o metaverso é resultado da transformação do relacionamento social que, atualmente, está imersa na fusão entre o físico e o virtual. “O que estávamos fazendo em 2002? Provavelmente tínhamos internet discada e usávamos apenas salas de bate-papo virtuais, mas o contato com os amigos era mais presencial. Em 2004, chegaram as redes sociais com o Facebook e começamos a usar a tecnologia para aproximar os relacionamentos e isso mudou radicalmente o padrão social e de consumo. Hoje, colecionamos listas de amigos e podemos mostrar isso. Ou seja, tornou-se algo totalmente tangível”, destacou.

Thammy disse que o período pandêmico acelerou o processo de modernização tecnológica e adaptação virtual. As empresas se viram obrigadas a inserir a prática de home office e a metodologia híbrida por questões de segurança sanitária. “Vocês acham que estariam trabalhando de forma remota ou híbrida se não fosse a pandemia? Possivelmente não, pois temos muito medo do que é intangível. Mas, naquele momento, não tivemos opção. Fomos obrigados a migrar totalmente para o digital. E a nossa comunicação que já era hibrida passou a ser 100% digital. A nossa relação humana passou a ser digital. Ou seja, não importa mais se estamos presencialmente ou fisicamente, pois a relação comunicacional será a mesma”, afirmou.

A palestrante ainda explicou que a adaptação ao metaverso é resultante de um marco geracional e, portanto, teremos muitas mudanças no âmbito da economia e na necessidade do mercado. “As crianças da nova geração preferem um vale presente virtual ou um tênis? E digo mais: o metaverso não é apenas um jogo. Não tem pause e nem restart. Metaverso é tempo corrente com mudanças sociais, arquitetônicas, de persona e de segurança. Ele possui consequências e desenvolvimentos evolutivos. Não há como voltar atrás”.

No entanto, Thammy alerta que o metaverso 100% virtual está longe de acontecer, mas diz que as questões relacionadas à regulamentação e tributação precisam avançar, pois os impactos financeiros são grandes. “O metaverso voltou a abrir o debate sobre a tributação e regras no mundo virtual. A CVM, por exemplo, divulgou um parecer sobre criptoativos e países internacionais também já avaliam questões regulatórias, como é o caso da Romênia”, enfatizou.

O 5º ENJLC é uma iniciativa idealizada pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), com o apoio do Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro (CRCRJ), e organização da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC). O evento conta com programação diversificada, voltada para o empreendedorismo, o metaverso, as finanças, o crescimento de negócios, o protagonismo contábil das jovens lideranças e a inovação. O encontro é voltado para jovens profissionais da contabilidade e para classe em geral e acontece nos dias 20 e 21 de outubro, no Riocentro, localizado na cidade do Rio de Janeiro/RJ.