Lei de Incentivo – presidente do CRCMG reúne com secretário de Estado de Esportes

23 de novembro de 2015

Por Assessoria de Comunicação do CRCMG

No dia 17 de novembro, o presidente do CRCMG, Marco Aurélio Cunha de Almeida, encontrou-se com o secretário de Estado de Esportes, Carlos Henrique Alves da Silva, e a superintendente de Fomento e Incentivo ao Esporte, Ilma Lais Mendes Monteiro.

A reunião objetivou sensibilizar o CRCMG quanto ao apoio na divulgação das leis de incentivo ao esporte. O secretário lembra que, além da lei de âmbito nacional (Lei 11.438/2006), o estado de Minas conta com a lei estadual (Lei 16.318/2006) e o programa Minas Olímpica Incentivo ao Esporte (MOIE), que fomenta a prática esportiva em Minas Gerais. “Através desse instrumento, pessoas físicas ou jurídicas têm a possibilidade de destinarem uma parcela do Imposto de Renda devido, em benefício de projetos desportivos aprovados pela Secretaria de Estado de Esportes (SEESP). Em troca, elas obtêm incentivo fiscal.”, explica Silva.

Segundo a superintendente, é necessário que os profissionais conscientizem seus clientes sobre as doações para incentivar o esporte. “Queremos contar com o profissional da contabilidade no sentido de desmistificar que esses incentivos trazem prejuízo a quem doa. Pelo contrário, é uma forma que o incentivador tem de divulgar seu nome, sua marca, e mostrar para a sociedade que tem responsabilidade social.”, fala Monteiro.

O programa MOIE conta hoje com diversos projetos de esporte aprovados, mas nem todos têm sucesso na captação de recursos para serem colocados em prática. Para promover o aumento desses recursos, Marco Aurélio se comprometeu a incluir o tema em palestras dos eventos do CRCMG, além de utilizar os meios de comunicação do Conselho para conscientizar os profissionais da importância desse incentivo. “Poucas pessoas têm conhecimento destas leis e acabam não destinando estas porcentagens a projetos que podem fazer a diferença na vida de muitas pessoas. Como o profissional da contabilidade é o facilitador dessas ações, vamos divulgar mais, para que eles informem aos empresários a importância desse patrocínio. Com isso, o profissional da contabilidade também estará cumprindo com um importante papel na sociedade.”, fala Almeida.