CRCMG realiza o 2º Fórum Mineiro de Educadores em Ciências Contábeis

10 de abril de 2015

Por Assessoria de Comunicação do CRCMG

Teve início nesta manhã, na sede do CRCMG, o 2º Fórum Mineiro de Educadores em Ciências Contábeis, com a participação de 106 pessoas. A solenidade de abertura contou com a presença do presidente do CRCMG, Marco Aurélio Cunha de Almeida, da vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCMG, Simone Maria Claudino de Oliveira, do vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCSP, José Donizete Valentina e do conselheiro do CRCMG e coordenador do Grupo de Trabalho de Ensino, Vidigal Fernandes Martins.

Na abertura, o presidente do CRCMG, Marco Aurélio Cunha de Almeida, parabenizou todos os responsáveis pela realização do Fórum, destacando que se trata de mais um evento de sucesso, e ressaltou o grande conhecimento técnico dos palestrantes e dos participantes.

A primeira palestra foi sobre o tema “Enade 2015”, ministrada pelos professores doutores Nilton César Lima e Sérgio Gonçalves. Eles ressaltaram que o Enade existe para avaliar as faculdades através dos seus alunos e enfatizaram que não é somente a prova feita por eles que pontua a instituição de ensino, outros indicadores, como infraestrutura, instalações, recursos didáticos e corpo docente, pesam muito na composição da nota. “Não adianta preparar seu aluno para ir bem na prova se não orientá-lo a responder as questões referentes à faculdade. A prova consiste em apenas 20% da nota final”, completou Nilton César. Após a palestra, foi aberto um debate sobre o tema, que contou com a participação dos palestrantes e dos professores e conselheiros do CRCMG Oscar Lopes da Silva e Antônio Baião de Amorim, moderado pelo também professor e conselheiro Vidigal Fernandes Martins.

Em seguida, o professor Sidney Pires ministrou palestra motivadora com o tema “Professor encantador: formando aluno cidadão”. Ele falou sobre as gerações (Big Boomer, X, Y e Z), encontradas nas instituições de ensino, e sobre suas personalidades, além de dar dicas de como cativar cada aluno e ser um professor melhor. Para ele, os professores devem trocar experiências com seus alunos, o que é diferente de difundir conhecimento. “Para ser um professor encantador, eu ofereço cinco dicas: esteja atento aos detalhes; respeite o tempo de cada aluno; busque novas metodologias de ensino, relacionando-as com a tecnologia de forma eficiente; perceba a melhor forma de se comunicar com o aluno e, por último, saiba cativar!”, encerrou Sidney.

Na sequência, o professor Marcelo Cavalcanti de Almeida palestrou sobre “Métodos de Ensino e Estudo de Caso para o ensino dos CPCs – IFRS” e, ao final, realizou uma sessão de autógrafos dos seus livros didáticos voltados para o curso de Ciências Contábeis. O evento terminou com a apresentação da 10ª Convenção de Contabilidade de Minas Gerais e das diretrizes do Prêmio Internacional de Produção Contábil Técnico-Científica Professor Doutor Antônio Lopes Sá.