1ª Jornada de Contabilidade Pública

30 de setembro de 2014

1ª Jornada de Contabilidade Pública

O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, por meio da Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo, e o CRCMG, por meio do Grupo de Trabalho da Área Pública, realizaram a 1ª Jornada de Contabilidade Pública, entre os dias 22 e 26 de setembro, na semana em que se comemora o dia do padroeiro da contabilidade. O evento, que aconteceu na sede do TCE-MG, objetivou valorizar o conhecimento da contabilidade pública e o papel do contador público no cenário de radicais transformações.

O evento contou com cerca de 500 participantes, entre contadores, auxiliares contábeis, estudantes de Contabilidade, membros do CRCMG e servidores do Tribunal.

Na abertura, o Subsecretário de Contabilidade Pública da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), Gilvan da Silva Dantas, salientou que “a contabilidade pública está provocando uma grande mudança na administração pública, e nós, contadores, somos os catalisadores deste processo”. O contador explicou que, atualmente, a contabilidade pública está se adequando às normas internacionais, criando uma mudança cultural, mas salientou que “não podemos nos adequar cegamente a elas”. Para Gilvan, é necessário que “olhemos para a nossa realidade, legislação e estrutura político-administrativa para realizar este processo. Essa revolução é para que tenhamos uma mesma base conceitual”, explicou ele, acrescentando que as mudanças têm como objetivo propiciar a comparação da situação econômico-financeira de vários países ou de entidades do setor público nacionais ou internacionais.

Em seguida, o presidente do CRCMG, Marco Aurélio Cunha de Almeida, deu as boas-vindas aos presentes e destacou a importância do evento e da parceria existente entre os órgãos. 

A Jornada atendeu a demandas de capacitação em Contabilidade Pública em dois níveis: básico e avançado. No nível avançado, foi realizado um aperfeiçoamento dos auditores de controle externo com formação contábil, professores de contabilidade pública e contadores com experiência nas administrações públicas estadual e municipal, além de contadores com atuação em outros tribunais de contas. Já o nível básico se dirigiu a estudantes de contabilidade e aos auditores de controle externo que não têm formação contábil. O objetivo dessa capacitação foi, para os estudantes, incentivar a dedicação aos estudos da contabilidade do setor público e, para os servidores não formados, capacitá-los para um melhor diálogo com os contadores dos tribunais.

Além do presidente do CRCMG, também participaram da Jornada, como palestrantes ou mediadores, o vice-presidente de Fiscalização do CRCMG, Walter Roosevelt Coutinho, e os conselheiros Alexandre Bossi Queiroz e Milton Mendes Botelho.