Anuidade

ANUIDADE DO EXERCÍCIO DE 2022

Imprima a guia em cota única:

- Pessoa Física - clique aqui!

- Pessoa Jurídica - clique aqui!

Para parcelar a anuidade de 2022 em até 3 (três) parcelas - clique aqui. Ao entrar no sistema, clique em “Impressão de Guia” e selecione a opção para realizar o parcelamento.

Caso ainda não possua a senha de acesso aos serviços do CRCMG, clique aqui.

A anuidade também poderá ser parcelada em até 18 (dezoito) vezes no cartão de crédito, com juros. Faça uma simulação de pagamento no cartão de crédito, clicando aqui.

A anuidade do exercício de 2022 foi regulamentada pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), por meio da Resolução CFC n.º 1.636/2021.

Dúvidas em relação à anuidade?

Entre em contato pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones (31) 3269-8400 ou 0800 0318155 (Cobrança - digite a opção 2).

Dúvidas sobre o pagamento com o cartão de crédito?

Entre em contato pelos telefones 4005-1988 (regiões metropolitanas) e 0800-800-7007 (interior), ou pelo e-mail [email protected]

DÉBITOS ENCERRADOS

Conforme o artigo 13 da Resolução CFC n.ºResolução CFC n.º 1.546/2018 os profissionais da contabilidade ou organizações contábeis que possuem débitos não parcelados podem negociá-los com redução sobre multa e juros, da seguinte forma:

- à vista, com redução de 60%;
- de 2 a 12 parcelas, com redução de 40%;
- de 13 a 24 parcelas, com redução de 30%;
- de 25 a 36 parcelas, com redução de 20%.

Dessa forma, o profissional da contabilidade ou organização contábil que estiver com débitos vencidos poderá usufruir do benefício. O parcelamento aplica-se também aos débitos inscritos em dívida ativa, bem como aos que estejam em fase de execução já ajuizada e também protestado.

De acordo com os artigos 12 e 21 do Decreto-Lei n.º 9.295/1946, os profissionais, para exercerem a profissão, devem estar registrados no Conselho e em dia com suas atribuições, especialmente quanto ao pagamento da anuidade, vencida em 31/3 de cada ano.

Para parcelamento dos débitos encerrados através de requerimento, clique aqui , imprima, preencha, assine, digitalize e envie para o e-mail [email protected]

Profissional em débito, entre em contato com a Gerência de Cadastro e Cobrança, através do e-mail [email protected] ou pelos telefones (31) 3269-8400 e 0800 0318155 (Cobrança - digitando a opção 2), e regularize sua situação. Não perca essa oportunidade!

CERTIDÃO DE REGULARIDADE

A Certidão de Regularidade Profissional será liberada somente quando o profissional da contabilidade bem como a organização contábil da qual o profissional for sócio e/ou proprietário e/ou responsável técnico com vínculo empregatício estiverem com seu registro ativo e não possuírem débito de qualquer natureza, conforme Resolução CFC n.º 1.402/2012.

Ela será emitida exclusivamente por meio do portal do CRCMG, www.crcmg.org.br, em “Serviços online” ou no item “Acesso público”, na opção “Certidão de Regularidade Profissional”.

Os pagamentos realizados somente serão baixados em nosso sistema financeiro 24 horas após a quitação.

O prazo de sua validade é de 90 (noventa) dias, contados da data de sua emissão.

Nos casos de parcelamentos de débitos, a emissão da Certidão somente será permitida se a quitação das parcelas estiver em dia, tendo a data de vencimento da parcela como prazo de validade.

Para imprimir a Certidão de Regularidade, clique aqui

ATUALIZAÇÃO DE DADOS CADASTRAIS

Informamos que para receber informações sobre cursos, palestras, seminários, congressos e outros eventos do CRCMG, é importante que o profissional mantenha atualizados seus dados cadastrais, como e-mail, endereços e telefones.

Para atualizar clique aqui

Para receber os informativos eletrônicos semanais, é preciso, também, fazer o cadastro no link www.crcmg.org.br/informativo

ELEIÇÕES: RENOVAÇÃO DO PLENÁRIO

As eleições para renovação dos membros que compõem o plenário do CRCMG, órgão deliberativo do Conselho, são realizadas a cada dois anos (anos ímpares), sempre no mês de novembro. Qualquer profissional da contabilidade pode se candidatar a conselheiro do CRCMG desde que pertença a uma chapa e atenda aos requisitos estabelecidos em legislação específica.

Têm direito a voto apenas os profissionais devidamente registrados e que estejam em situação regular, inclusive quanto a débitos de qualquer natureza.

A votação é realizada via internet e o voto é secreto, obrigatório, direto e pessoal.

As eleições são realizadas por meio de chapas e, para se candidatar, o profissional da contabilidade deverá atender aos requisitos estabelecidos por meio de resolução editada pelo CFC, para cada pleito.

O profissional da contabilidade em situação regular que, por motivo de força maior, deixar de votar, deverá apresentar a justificativa de ausência ao CRCMG, no prazo estipulado; caso contrário, ficará sujeito às penalidades previstas na legislação vigente.

Para acessar o guia detalhado sobre pagamento de débitos parcelados, clique aqui

Atenção: tenha em mãos o seu boleto antes de entrar no sistema para pagamento com cartão de crédito.

Para realizar o pagamento com cartão de crédito, clique no banner acima.

Importante!

Conforme a Nova Plataforma de Boletos de Pagamento - Cobrança Registrada, da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as guias de cobrança estão sendo registradas junto à Caixa Econômica Federal.

As guias de cobrança serão disponibilizadas para pagamentos na rede bancária em até uma hora após serem geradas.
A guia está a sua disposição também na sua conta bancária, no Débito Direto Autorizado (DDA).

De acordo com os artigos 12 e 21 do Decreto-Lei n.º 9.295/1946, os profissionais, para exercerem a profissão, devem estar registrados no Conselho. O valor cobrado pela anuidade foi fixado por lei e é atualizado anualmente por meio de resolução do Conselho Federal de Contabilidade.

De acordo com a legislação vigente que rege a profissão, “os profissionais registrados nos Conselhos Regionais de Contabilidade são obrigados ao pagamento da anuidade”. Sendo assim, a anuidade é devida pelo registro na entidade, e não pelo efetivo exercício da profissão contábil. Portanto, manter o registro ativo é o que gera a obrigação legal do pagamento da anuidade, mesmo se o profissional não estiver exercendo a profissão. Além disso, o pagamento de anuidade também é obrigatório às empresas ou quaisquer organizações que exploram o ramo dos serviços contábeis.

voltar