Serviços de contabilidade aumentam com pandemia

23 de setembro de 2021

Por Diário do Comércio

A presidente do CRCMG, Rosa Maria Abreu Barros, destaca a importância da convenção | Crédito: Divulgação
 

Em busca da capacitação e atualização constante dos profissionais de contabilidade, o Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRCMG) realiza, até amanhã, a XIII Convenção de Contabilidade de Minas Gerais. O evento, que é totalmente on-line, deve receber mais de 1.500 participantes. Em tempos de crise econômica e pandemia, a profissão mostra cada vez mais o papel relevante ao assessorar as empresas e pessoas e contribuir para o desenvolvimento das mesmas e da economia mineira.

A XIII Convenção de Contabilidade de Minas Gerais é realizada pelo CRCMG, com o apoio do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon) e da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC). De acordo com a presidente do CRCMG, Rosa Maria Abreu Barros, a convenção é o evento mais esperado pelos profissionais do setor e um dos mais importantes. 

“A cada dois anos, realizamos a nossa convenção, que é muito importante e esperada pelos nossos profissionais. Neste ano, em função da pandemia de Covid-19 e para a segurança dos participantes, optamos por uma edição totalmente on-line. Nossas expectativas são positivas e esperamos a participação de mais de 1.000 pessoas. Por ser virtual, o evento é uma oportunidade interessante para que mais pessoas tenham acesso à programação e participem”, disse Rosa Maria.

Neste ano, a convenção terá como lema “A contabilidade como fator de crescimento na nova década: tecnologia, comunicação, ética, mercado e as aplicabilidades contábeis na sustentabilidade e gestão dos negócios” e promoverá uma imersão no universo da profissão contábil, com a abordagem de relevantes temas da atualidade e promoção da qualificação da classe. 

Ao longo dos três dias, os participantes poderão assistir a diversas palestras com renomados profissionais e especialistas da área, além de conhecer soluções inovadoras no mundo da contabilidade na Feira de Negócios, uma exposição virtual com patrocinadores do evento. Entre os palestrantes confirmados, estão Pedro Aihara, Thiago Nigro, Clóvis de Barros, Andrea Iorio, Rodrigo Tavares, Rogério Flausino, Carlos Alberto Sardenberg, Mário José Dehon Santiago, Walter Longo, Fernando Galdi e entre outr

Os temas a serem discutidos são variados e abrangem palestras sobre os cenários econômicos, comunicação (O Futuro Chegou: O que já mudou e o que vai mudar?), organizações contábeis (O mercado de Contabilidade no Brasil: Fusões, Aquisições, Franquias, Redes), contabilidade pública (O Siafic e os impactos nos sistemas contábeis dos RPPS: Desafios e Oportunidades), auditoria (A governança que agrega valor), gestão e empreendedorismo (Tecnologia como Ferramenta de Desenvolvimento), perícia (Teoria Geral do Fundo do Comércio), sustentabilidade (Pacto Global), ética, desenvolvimento humano e cultural, governança corporativa, entre outras.

“Com a convenção, levamos aos profissionais da contabilidade a oportunidade de desenvolvimento para que a sociedade perceba a atuação do profissional contábil conforme os mais altos parâmetros. Por isso, reunimos palestras que traduzem as tendências do momento: ética, inovação, assertividade e conectividade. O evento é todo muito interessante. Iniciamos os preparativos no ano passado com muita preocupação em levar para os profissionais o melhor evento possível”, destaca a presidente do CRCMG.

Segundo Maria Rosa, o profissional de contabilidade, principalmente durante a pandemia, mostrou ainda mais a importância da profissão junto às empresas e pessoas físicas, assessorando na aplicação de novas regras impostas pelo período e permitindo que os empresários pudessem cuidar dos negócios e superar os desafios do momento. 

“Tivemos uma capacidade de adaptação muito rápida e certeira, auxiliando para que as empresas conseguissem migrar para as vendas on-line, aplicassem as regras das medidas provisórias para a manutenção do emprego, para que elas também conseguissem absorver as mudança exigidas pela pandemia, como home office. Desta forma, nos aproximamos mais das empresas, visando o menor impacto na economia e na ordem social. Assim, os empresários têm condições de focar nos negócios, com a praticidade de ter um bom assessoramento contábil”, avalia a presidente do CRCMG.