Seminário tem como foco a governança e o compliance no CRCMG

18 de março de 2022

por Assessoria de Comunicação do CRCMG

O Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRCMG) realizou nos dias 17 e 18 de março, o Seminário de Governança e Gestão. Conselheiros, delegados representantes, líderes e coordenadores de Grupos de Estudos Técnicos (GETs) e comissões do CRCMG participaram do evento, que teve como foco conceitos e discussões práticas pertinentes à governança e à gestão do Conselho. 

A presidente do CRCMG, contadora Suely Maria Marques de Oliveira, abriu o seminário, destacando que o primeiro e maior objetivo dessa gestão é honrar a confiança que foi depositada a ela pelos profissionais da contabilidade de Minas Gerais. Ela também ressaltou que “ser um conselheiro, delegado ou membro de grupo e comissão do CRCMG é assumir, com seriedade e responsabilidade, o compromisso de dedicar tempo, elaborar projetos e propor ações em prol da classe contábil, já que essas ações impactarão não só a vida e a carreira de mais de 52.000 profissionais da contabilidade registrados em Minas, mas também o olhar da sociedade sobre a nossa profissão.”.

Ela lembrou, ainda, que a gestão tem metas arrojadas e, por isso, conta com a participação de cada conselheiro, delegado ou membros de GET para que seja possível alcançar os objetivos traçados e obter excelentes resultados nos próximos dois anos. Assim, “convido todos vocês para conhecerem melhor o Conselho, suas particularidades, a legislação, o ambiente institucional do qual somos parte. É fundamental entender os preceitos que devem ser considerados para garantir a continuidade do cumprimento da missão e das funções basilares do CRCMG.”, concluiu ela.

Em seguida, o Diretor Executivo do CRCMG Mário Rogério Marotta, o Diretor Adjunto de Gestão Operacional Júlio César da Silva e  a Diretora Adjunta de Gestão de Recursos Maria Aparecida Lopes Monteiro Cardoso realizaram a palestra “Governança e compliance no CRCMG”, na qual foram apresentadas informações relevantes, de ordem prática e normativa, sobre a governança e o compliance no CRCMG, destacando o funcionando do conselho e demonstrando como a entidade tem atendido à legislação pertinente, alcançando as metas estabelecidas em seu planejamento estratégico, sem perder de vista as necessidades da sociedade e dos profissionais da contabilidade.

Na sequência, aconteceu a inauguração, na Galeria dos Ex-Presidentes, do quadro com a foto da ex-presidente Rosa Maria Abreu Barros. A ex-presidente agradeceu a todos que contribuíram para os resultados obtidos na gestão e o apoio recebido desde quando iniciou a trajetória no Conselho, além de falar da felicidade no momento do descerramento da sua foto na galeria. “Fico muito feliz em inaugurar o espaço das mulheres nessa galeria. É orgulho para todos nós, pois mostra o início de um equilíbrio, e queremos continuar nessa linha na qual o equilíbrio supera as divergências. Quando a gente foca no equilíbrio, todos nós ganhamos.”, declarou. 

A palestra “Aprimore sua imagem pessoal e profissional”, com a graduada em Contabilidade e master coach Silvana Lages, deu sequência à programação do evento. Ela enfatizou que há muitos profissionais bons em todos os locais e que, atualmente, não se concorre somente com alguém localizado na mesma região, pois, mesmo estando em outro estado, uma pessoa pode fazer a contabilidade. “Assim, nós temos que ser uma boa escolha logo de cara. Depois da globalização e da pandemia, é impossível sermos os mesmos. Neste mundo não basta ser competente, é preciso ser e parecer competente. Além disso, o fator consciência importa. Não basta ser bom, tem que ter boa atitudes.”, ressaltou.

De acordo com ela, para se diferenciar, é preciso usar o poder da sua marca pessoal, ter estratégias para destacar essa marca e fazer com que ela seja lembrada e que a imagem pessoal seja igual à imagem digital. Ou seja, é necessário ser a mesma pessoa em todos os ambientes. Para ela, existem três pilares da marca pessoal: identidade, imagem e reputação. “A imagem que você está projetando está de acordo com a imagem que você deseja transmitir para as outras pessoas? Comportamento elegante abre portas para o sucesso e o sustenta. Por isso, é importante deixar boas primeiras impressões. Ser elegante é ser discreto, inteligente, bem humorado, educado, culto, positivo, reservado, sóbrio, cuidadoso com os detalhes, gentil e agradável.”, concluiu. 

Encerrando o primeiro dia do seminário, a encarregada de proteção de dados do CRCMG, Délia Ribeiro Leite, falou sobre “LGDP no CRCMG”. Ela explicou o contexto da LGPD dentro do Conselho, mostrou aos presentes o que CRCMG já fez para se adequar à lei e alguns pontos importantes que devem ser entendidos, como: a quem a lei se aplica, os tipos de dados pessoais, fundamentos e princípios da LGPD. Segundo Délia Leite, como detentor dos dados, o CRCMG precisa garantir a segurança desses dados para que não vazem ou sejam violados. “A LGPD traz uma mudança de cultura tanto para o titular dos dados quanto para as organizações. É importante se conscientizar de que a responsabilidade é de todos os agentes de tratamento de dados, que são o controlador (que determina o que é feito com os dados), operador (que realiza o tratamento a mando do controlador) e encarregado (Data Protection Officer), além da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (que fiscaliza a aplicação da lei).”, explicou ela.

Segundo dia

O segundo dia do Seminário teve início com a palestra "Conduta e integridade no CRCMG", apresentada pelo controlador interno do CRCMG Alexsander do Prado e pelo colaborador Izaías Ângelo Gomes.

Primeiramente, o controlador interno apresentou a composição das Comissões de Conduta e de Integridade do CRCMG e introduziu o tema fazendo um destaque: “O Conselho tem um compromisso enorme com a gestão da ética. Somos um tribunal de ética e disciplina, aplicamos penalidades aos que, infelizmente, não seguem o Código de Ética da profissão e, por isso, nossas ações precisas ser íntegras. Temos que ter cuidado com nossas ações e seguir o que preceitua o Código de Conduta e o Plano de Integridade. É preciso ter e disseminar essa cultura.”.

Alexsander do Prado explicou o que é um Plano de Integridade, seus princípios, conceitos, os eixos do programa de integridade e as áreas e atividades relacionadas. Também detalhou como foi implementado o plano no Conselho e as etapas cumpridas, como o levantamento de riscos, com a identificação das áreas de riscos à integridade e o trabalho de monitoramento contínuo.

Para abordar especificamente a conduta no CRCMG, o presidente da Comissão de Conduta, Izaías Ângelo Gomes, iniciou esclarecendo que o Código de Conduta é o conjunto de princípios e normas de conduta ética que devem ser preservados, respeitados e praticados, o qual abrange conselheiros, colaboradores e funcionários no Sistema CFC/CRCs. Ele também falou sobre a finalidade do código, seus princípios, objetivos específicos, deveres e vedações e, além disso, falou sobre as competências da Comissão de Conduta no CRCMG.

Em seguida, a vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Sandra Maria de Carvalho Campos, falou sobre "A responsabilidade no julgamento de processos de fiscalização e de ética e disciplina". Ela destacou que optou por fazer um minitreinamento em vez de somente uma palestra geral e destacou as principais legislações aplicáveis, as partes chave do processo e os pontos de atenção que devem ser observados pelos responsáveis pelo julgamento.

De acordo com a vice-presidente, o julgador não deve levar em consideração quem é a pessoa que está sendo julgada, mas sim pensar apenas no fato que está sendo julgado. “O julgador não pode ter empatia e solidariedade. O julgador tem que ser independente, ter segurança, imparcialidade e impessoalidade, conhecer os normativos e a base legal das infrações que constam no ato de infração, para que seja feita a justiça com o processo, com o denunciado, com a profissão e com a sociedade. Para um resultado justo, é preciso analisar o processo com frieza e seriedade.”, afirmou Sandra.

Encerrando o seminário, o psicólogo e músico Rafael Albertini Gasparin Corrêa, mais conhecido como Rafinha Acústico, falou sobre o tema “Ser feliz é simples, mas não é fácil”, mesclando palestra e músicas autorais. Ele trouxe reflexões simples e profundas sobre a felicidade, de forma leve e sensível, inspirando, com psicologia, música e poesia, o autoconhecimento e o amor ao próximo.

O vice-presidente de Administração e Planejamento do CRCMG, Oscar Lopes da Silva, encerrou o seminário agradecendo a todos os palestrantes pelos momentos de aprendizado e, em especial, ao palestrante Rafinha, pela oportunidade dada de reflexão e reavaliação do tempo com as pessoas ao nosso redor.

Também prestigiaram o seminário membros do Conselho Consultivo do CRCMG e presidentes e conselheiros do Sistema CFC/CRCs. Também participou do segundo dia do evento o Presidente da Federação dos Contabilistas do Estado de Minas Gerais (Fecon MG), Mauro Sérgio de Melo.