Semana da Contabilidade: II Fórum de Perícia e II Fórum do 3º Setor

21 de setembro de 2016

O segundo dia de comemorações da Semana da Contabilidade, que aconteceu no dia 21 de setembro, foi marcado por dois fóruns.

O II Fórum de Perícia, que foi aberto pelo vice-presidente de Registro, Mário César de Magalhães Mateus, e pelo coordenador do Grupo de Trabalho de Perícia e Arbitragem, Walter Coelho de Morais, teve como objetivo discutir e refletir acerca dos métodos de avaliação de empresas em diversas demandas judicias e extra judicias da sociedade. Para falar sobre o assunto, foi convidado o professor Everson Luiz Breda Carlin, que discorreu sobre o tema “Os métodos de avaliação de empresas utilizados no mercado e em perícia contábil”. Everson apresentou os aspectos que interferem na avaliação de uma empresa e todos os parâmetros que devem ser levados em conta, tanto para venda quanto para compra da empresa. “No momento de fazer a avaliação de uma empresa, é necessário que sejamos o mais imparcial e transparente possível. Hoje, os ativos ligados à informação e tecnologia, os chamados ativos intangíveis, têm mais valor que os ativos tradicionais. Outro aspecto importante é levar em conta a perspectiva de vida da empresa.”, explicou. Em seguida, foram respondidas as dúvidas dos participantes do fórum.

Já na parte da tarde, os presentes puderam participar do II Fórum do 3º Setor, que foi aberto pelo vice-presidente de Relacionamento Institucional, Jairo Marques Bahia. O primeiro tema abordado foi a Lei n.º 13.019/2014, que estabelece o regime jurídico das parcerias entre a administração pública e as organizações da sociedade civil, em regime de mútua cooperação. No debate, estiveram presentes: Daniela Balbina Marra, coordenadora do Grupo de Trabalho do Terceiro Setor (GTTS), que destacou o importante trabalho desenvolvido pelo grupo para conscientizar os profissionais da classe contábil do valor do conhecimento na área do 3º setor; Andreia Fonseca, também membro do GTTS; e o convidado James Pinheiro, advogado e integrante do Grupo de Estudos do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC).

James iniciou sua apresentação falando da importância dos profissionais da contabilidade, e destacou os principais pontos da lei e os avanços dela em relação à lei antiga.  Andreia deu continuidade ao debate explicando sobre a prestação de contas. “É necessário que o contador participe desde o início, a começar da elaboração do plano de trabalho à realização da prestação de contas. Temos que ter todos os documentos comprobatórios de todas as ações que serão, posteriormente, avaliados pela administração pública. O contador é o responsável pelos registros da entidade por 10 anos. Temos que estar atentos.”, finalizou.

O segundo tema debatido foi “Captação de recursos”, mediado por Claudia Gontijo, membro do GTTS. Convidada para expor aos presentes a realidade de uma Organização da Sociedade Civil, sem fins econômicos, Solange Bottaro, vice-presidente da Missão Ramacrisna, fez uma apresentação sobre “Governança corporativa e mobilização de recursos”. Segundo ela, não é possível captar recursos se a entidade não tiver uma governança corporativa. E, para ela, o contador é a peça fundamental na captação dos recursos das entidades, já que é o profissional responsável por informar ao cliente sobre a existência do incentivo fiscal.

Para fechar o segundo tema, Maria do Céu Moutinho da Costa, auditora da Receita Federal, falou sobre o “Incentivo fiscal”. Segundo ela, o contador é importante para a existência de uma entidade, pois ele pode impulsionar o incentivo fiscal. “Muitas vezes, o contribuinte não sabe que este incentivo pode ser feito através da declaração do Imposto de Renda. São vários programas que podem receber estes recursos que são repassados a projetos sociais. E são muitos recursos que deixam de ser repassados por falta de informação. Precisamos do apoio do contador no sentido de instruir seu cliente sobre a facilidade e importância dessa repasse”, explicou. Além das palestras, os participantes também assistiram, durante os intervalos, à apresentação cultural da Orquestra de Câmara da Missão Ramacrisna.

A Semana da Contabilidade tem o patrocínio da Mastermaq Softwares e o apoio da Fecon-MG