Segundo dia da Semana da Contabilidade tem foco nas organizações contábeis

25 de setembro de 2018

por Assessoria de Comunicação do CRCMG

O segundo dia da Semana da Contabilidade, na manhã de ontem (25/9), foi marcado pelo Fórum do Grupo de Estudos Técnicos (GET) de Organizações Contábeis. A coordenadora do GET, Andrezza Célia Moreira, abriu o evento.

A primeira palestra, “Custo nas prestações de serviços contábeis”, foi apresentada por Éder Lúcio Azevedo, que explicou um pouco sobre a necessidade de o profissional conhecer o seu negócio e fazer levantamentos de gastos e custos para facilitar a forma de precificar o serviço, que é uma grande dificuldade enfrentada por muitos contadores. Além disso, destacou a importância de mostrar esse levantamento de gastos aos clientes para que eles entendam o preço que está sendo cobrado pelos serviços prestados. Éder também fez uma apresentação prática utilizando tabelas, que foram preenchidas com a participação dos presentes, para mostrar os custos básicos de uma empresa.

Logo em seguida, foi realizada uma mesa-redonda, em que convidados expuseram os casos de sucesso da gestão de organizações contábeis.

O primeiro caso de sucesso foi abordado por Deusdedit Campos Júnior e Uillington Martins de Oliveira, sócios da Deusdedit Contabilidade. De acordo com eles, a empresa está há 50 anos no mercado contábil, tendo como principal base o respeito e a simplicidade, valores enraizados pelo sócio fundador Deusdedit Jose de Campos. Para eles, o que os tornam referência na cidade, além do tratamento dado aos clientes, é a forma como a empresa se mune de recursos tecnológicos e se prepara para as atualizações do mercado. “Durante este tempo, aprendi muito com meu pai, Deusdedit, tratando os clientes da melhor forma. Ele foi o meu melhor professor. Não paramos no tempo: temos participado de diversos seminários, convenções e cursos preparados pelo CRCMG para nos atualizar. Além disso, apesar de vivermos em uma pequena cidade do interior, usamos vários recursos tecnológicos. A tecnologia não está aí para acabar conosco, mas sim para nos tirar da zona de conforto. E, se fizermos diferente, vamos sobressair àqueles que não querem inovar e evoluir.”, disse Júnior.

Outro caso de sucesso apresentado foi o da Vers Contabilidade.  Tiago Fernandes, sócio fundador da empresa, compartilhou a história e um pouco da trajetória da organização e falou sobre as tendências do mercado contábil, como a importância do marketing digital e do uso das ferramentas tecnológicas. Para ele, é necessário inovar para acompanhar as novas tendências, e a única forma de gerar valor é juntando forças.  “As franquias no setor contábil já são negócios extremamente lucrativos para os empreendedores. Investir em uma franquia significa investir em uma indústria multibilionária.”, explicou Thiago. O empreendedor finalizou falando sobre a necessidade de a contabilidade se adaptar às novas tecnologias para que o trabalho do profissional da contabilidade seja ainda mais valorizado.

Para finalizar os casos de sucesso, Jorlevany Regino Silva Vieira, conhecida como Vânia, diretora da Inforservice Informações e Serviços, relatou fatos que fizeram com que a empresa pudesse se diferenciar quanto à gestão. “São 30 anos de Infoservice. Para conseguirmos atingir esta longevidade, trabalhamos com três pilares: satisfação do cliente, certificação da ISO e resultados. Além disso, temos nos diferenciado com a implantação de softwares, validação de competência de colaboradores e treinamentos específicos e informais. Sabemos que sempre podemos melhorar.”, contou Vânia. Além disso, explicou sobre a importância de se ter foco, metas, planejamento estratégico e parceria com os clientes, para que eles possam se sentir mais seguros.

Em seguida, foi aberto um debate com todos os palestrantes para que os profissionais presentes pudessem tirar suas dúvidas.