Relatório da IFAC e CIPFA prevê que setor público de 50% das jurisdições em todo o mundo apresentarão relatórios em regime de competência até 2025

17 de junho de 2021

Por Comunicação Ibracon

Em 2025, os governos em 50% das jurisdições apresentarão relatórios com base no regime de competência, de acordo com um relatório divulgado ontem, 16, pela Federação Internacional dos Contadores (IFAC) e pelo Instituto Chartered de Finanças Públicas e Contabilidade (CIPFA). O relatório foi elaborado a partir do Índice Internacional de Responsabilidade Financeira do Setor Público, que captura o uso atual e futuro das bases e estruturas de relatórios financeiros públicos por governos de todo o mundo.

2021 Index Status Report, que captura informações de 165 jurisdições, conclui que, enquanto 30% de seus governos informaram sobre o regime de competência em 2020 (um aumento de 6% desde 2018), 50% informarão até o final de 2025. África, Ásia e América Latina e Caribe estão na lista para adoção nos próximos cinco anos.

Ao fornecer uma visão abrangente das finanças do governo, os relatórios por competência ajudam a garantir que os gastos de fundos públicos sejam transparentes, os funcionários públicos sejam responsabilizados e as responsabilidades futuras sejam oficialmente reconhecidas e planejadas de maneira adequada. Com os governos sob maior pressão financeira do que nunca devido aos enormes níveis de despesas relacionadas à pandemia, compreender o quadro geral e fazer o melhor uso dos recursos restantes é crucial para a recuperação a longo prazo. Além do apoio de organizações regionais e internacionais, a implementação eficaz da contabilidade depende das habilidades dos contadores do setor público para interpretar os dados mais ricos e abrangentes; à medida que mais governos mudam para o regime de competência, a necessidade de contadores do setor público aumentará proporcionalmente.

As estruturas de relatórios financeiros públicos são desenvolvidas de várias maneiras, muitas delas usando as Normas Internacionais de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (IPSAS). As IPSAS fornecem orientação de relatórios financeiros de alta qualidade para governos e outros órgãos públicos em todo o mundo, a fim de melhorar sua consistência e transparência. 57% dos governos que relataram aplicação do regime de competência em 2020 usaram IPSAS direta, indiretamente ou como um ponto de referência. No final de 2025, quase três quartos (73%) dos governos usarão as IPSAS de uma dessas três maneiras.

Para acessar o 2021 Index Status Report, clique aqui.