Receita repassa mais de cinco milhões em doações para 244 Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente (FDCA)

28 de março de 2019

por Assessoria de Comunicação do CRCMG

A Receita Federal do Brasil (RFB) comunicou ao Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) a segunda relação de repasse das doações efetuadas aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente (FDCA), em Documentos de Arrecadação de Receitas Federais (Darf), por meio do Programa de Geração de Declarações de Imposto de Renda de Pessoa Física do ano de 2018, e a quinta relação de repasse das doações no ano de 2013.

Com relação à arrecadação de 2018, foram repassados R$ 4.784.828,15 para 156 fundos, que correspondem a 4.119 doações. Já com relação a 2013, foram repassados R$ 668.936,15 para 84 fundos, que correspondem a 888 doações.

No ano de 2018, foram arrecadados cerca de 67 milhões em doações destinadas ao FDCA por meio da Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (DIRPF). Os valores das doações têm evoluído ao longo dos anos, conforme mostra o gráfico abaixo:

O profissional da contabilidade tem um papel fundamental nessa evolução, pois ele pode atuar de diversas maneiras, como:

• Destinando o recurso ao Fundo da Infância e Adolescência (FIA), como qualquer outro contribuinte;

• Conhecendo a legislação e os procedimentos, divulgando e incentivando empresas e empresários clientes a também contribuírem;

• Aderindo ao Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC), do CRCMG.

Para saber mais sobre o FIA, acesse o portal do CRCMG, através do link: www.crcmg.org.br/index/solidario

Atenção! Os pedidos de correções de dados, se necessários, devem ser feitos exclusivamente ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH).