Publicação da IFAC destaca “Oportunidades em Informações de Sustentabilidade para Pequenas Empresas”

23 de novembro de 2021

por Comunicação Ibracon

No dia 18 d enovembro, a A International Federation of Accountants (IFAC) lançou a publicação “Oportunidades em Informações de Sustentabilidade para Pequenas Empresas”, explorando os diversos benefícios de incorporar informações de sustentabilidade.

O relatório examina a importância de informações de sustentabilidade prontamente disponíveis, relevantes e confiáveis para a obtenção de decisões mais bem informadas, gerenciamento estratégico e de risco aprimorado e relatórios mais completos e valiosos para os stakeholders. Ele também destaca uma gama de serviços emergentes que os profissionais da Contabilidade podem fornecer aos seus clientes, incluindo serviços de consultoria, relatórios, procedimentos previamente acordados e serviços de asseguração.

As pequenas empresas representam mais de 90% das empresas em todo o mundo e são essenciais para alcançar resultados sustentáveis para as economias, o meio ambiente e a sociedade. Elas podem encontrar vantagens significativas no estabelecimento (ou aprimoramento) de processos, sistemas e controles para identificar, medir e analisar informações de sustentabilidade. As pequenas empresas também estão sujeitas a solicitações de informações de relatórios relacionadas à sustentabilidade de uma ampla gama de partes interessadas, incluindo grandes empresas, bancos e fornecedores.

A referida publicação foi desenvolvida com o apoio do Grupo Consultivo de Firmas de Auditoria de Pequeno e Médio Portes (SMP) da IFAC, liderado por Monica Foerster, membro do Conselho de Administração do Ibracon – Instituto dos Auditores Independentes do Brasil e se baseia no trabalho do Grupo Consultivo na transformação da atividade.

Embora o foco em informações de sustentabilidade e serviços relacionados possa parecer prematuro para algumas pequenas empresas, o campo está crescendo rapidamente. Para falar sobre as circunstâncias únicas de diferentes profissionais, a publicação inclui sugestões sobre como construir conhecimento e competências e dar os passos iniciais.

A IFAC explorará essas questões em um webinar em 15 de dezembro, intitulado “Sustainability Offers New Opportunities for SMPs” (com tradução simultânea para espanhol e francês). O webinar apresentará um painel de discussão com profissionais que prestam serviços nesse âmbito.

Para acessar a publicação “Oportunidades em Informações de Sustentabilidade para Pequenas Empresas”, clique aqui.

Para informações e inscrições no webinar “Sustainability Offers New Opportunities for SMPs”, clique aqui.

Fonte: Comunicação IFAC