Presidente da IFAC emite posicionamento sobre papel da entidade frente a Guerra na Ucrânia

11 de março de 2022

por Comunicação IFAC

Em comunicado divulgado no dia 10/3, pelo presidente da International Federation of Accountants (IFSC), Alan Johnson, o posicionamento da entidade frente à guerra na Ucrânia é abordado em resposta ao questionamento dos stakeholders. Confira:

"À medida que a invasão da Ucrânia pela Rússia se intensifica, várias partes interessadas perguntaram qual ação a IFAC está tomando em relação à “Sodruzhestvo” (SRO AAS), uma organização contábil da Rússia e associada da IFAC. Para tanto, gostaria de compartilhar as seguintes informações sobre a IFAC, seu relacionamento com a SRO AAS e nossa postura atual:

– Como uma associação global sem fins lucrativos registrada na Suíça e sediada nos Estados Unidos, a IFAC não possui operações na Rússia;

– A SRO AAS é um Associado da IFAC, e nao, membro;

– Como Associada, a SRO AAS não tem representantes no Conselho da IFAC, nos Grupos Consultivos da IFAC ou nos três conselhos de definição de normas independentes apoiados pela IFAC e não tem direito a voto nas reuniões do Conselho da IFAC;

– Dada a possível escalada das sanções e a natureza dinâmica da situação, a IFAC está seguindo as orientações fornecidas pelo consultor jurídico que recomenda não envolvimento com SRO AAS e recusa de futuras quotas de associação, mas não impede que SRO AAS continue a ser um Associado.

Como organização global para a profissão contábil, a IFAC acredita que é importante reconhecer que a Contabilidade é vital para a recuperação e o crescimento econômico e continuará a fazer tudo o que puder para ajudar nossas organizações membros na medida do possível. E como sempre, a IFAC faz isso com o apoio de nossa rede mais ampla.

A IFAC endossa a publicação da Accountancy Europe's que também fornece orientação aos profissionais e às organizações membros da IFAC em todo o mundo sobre pontos de atenção nestes tempos difíceis e em rápida evolução.

Nossa comunidade continua solidária com a Federação Ucraniana de Contadores e Auditores e todos os profissionais da Contabilidade ucranianos, o povo da Ucrânia e todos aqueles que estão trabalhando para acabar com a guerra e promover a paz".