Prêmio Lopes de Sá: inscrições abertas para trabalhos técnico-científicos

10 de março de 2021

por Assessoria de Comunicação do CRCMG

Prêmio tem como objetivo incentivar a produção de trabalhos decorrentes de pesquisas técnico-científicas com foco na contabilidade

O Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRCMG), com o apoio do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), da Federação Brasileira de Contabilidade (FBC) e da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), promove a edição 2021 do Prêmio Internacional de Produção Contábil Técnico-Científica Prof. Dr. Antônio Lopes de Sá. As inscrições dos artigos científicos podem ser feitas a partir do dia 15 de março de 2021 e encerram-se no dia 16 de maio de 2021.

Para essa edição, os participantes vão concorrer a prêmios que somam R$24.000 mil, sendo que os trabalhos inscritos deverão se enquadrar nas seguintes áreas temáticas: Auditoria e Perícia, Contabilidade e Governança Corporativa, Contabilidade Financeira, Contabilidade Governamental e do Terceiro Setor, Contabilidade Socioambiental e Sustentabilidade, Contabilidade Tributária, Controladoria, Educação e Pesquisa Social em Contabilidade e Temas Livres.

Os trabalhos inscritos serão divididos em duas categorias: Iniciação Científica, voltada para estudantes de cursos de graduação em Ciências Contábeis e Bacharéis em Ciências Contábeis que realizaram sua colação de grau entre 30 de junho de 2020 e a data da submissão do trabalho, e Acadêmico-Científica, voltada para profissionais da contabilidade, pesquisadores, professores e estudantes de pós-graduação em nível lato sensu e stricto sensu. Somente serão aceitos trabalhos inéditos e redigidos em língua portuguesa, espanhola ou inglesa.

Os três primeiros lugares em cada categoria serão premiados: os primeiros lugares receberão R$6.000,00, os trabalhos selecionados em segundo lugar vão receber R$4.000,00 e, por sua vez, serão premiados com R$2.000,00 os colocados no terceiro lugar em cada categoria.

Os trabalhos selecionados serão apresentados durante a XIII Convenção de Contabilidade de Minas Gerais, que acontecerá de 22 a 24 de setembro, de forma virtual. A solenidade de entrega dos prêmios e dos certificados aos autores e coautores dos trabalhos classificados nas duas categorias ocorrerá, também, virtualmente, durante a XIII Convenção.

O regulamento completo está disponível em www1.cfc.org.br/sisweb/trabalhosmg/, mesmo link para envio dos trabalhos.

Contador Antônio Lopes de Sá

Nascido em Belo Horizonte, Antônio Lopes de Sá foi contador, administrador, economista e doutor em Letras. Com mais de 150 livros publicados, Lopes de Sá chegou a ser indicado para o Prêmio Nobel da Paz e, em 1988, recebeu a medalha Mérito Contábil João Lyra, a maior honraria da classe contábil. O contador foi pioneiro no Brasil na produção literária sobre auditoria, normas contábeis, leasing, teoria geral do conhecimento e filosofia da contabilidade.

XIII Convenção de Contabilidade de Minas Gerais

Entre os dias 22 a 24 de setembro, o CRCMG promoverá a XIII Convenção de Contabilidade de Minas Gerais, com o tema “A contabilidade como fator de crescimento na nova década: tecnologia, comunicação, ética, mercado e as aplicabilidades contábeis na sustentabilidade e gestão dos negócios”.

Durante os três dias do evento, que será realizado de forma virtual, haverá uma intensa programação de palestras com temas atuais, voltados para promover uma imersão no universo da profissão contábil.