Pandemia de Covid-19 acarreta o cancelamento do 21º Congresso Brasileiro de Contabilidade em 2020

15 de maio de 2020

Por Comunicação do CFC

Diante da inviabilidade de existir uma atmosfera propícia, em termos de segurança à saúde, para a realização de um evento dessa magnitude, condizente com a trajetória das edições anteriores do Congresso Brasileiro de Contabilidade, o Plenário do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) referendou, em reunião virtual realizada nesta quinta-feira (14), a Deliberação CFC n.º 60, de maio de 2020, que cancelou, em 2020, a realização da 21ª edição do CBC, prevista para ocorrer no período de 15 a 18 de novembro, em Balneário Camboriú (SC).

Conforme consta na Deliberação, as justificativas para o cancelamento do Congresso – o maior evento da classe contábil brasileira, com participações de públicos cada vez maiores a cada nova edição –, baseiam-se nos seguintes documentos:

– as recomendações emitidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Portaria do Ministério da Saúde n.º 188, de 3 de fevereiro de 2020, que declarou Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional;

– a declaração de pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2), emitida pela OMS em 11 de março de 2020; e

– o disposto na Portaria CFC n.º 103, de 20 de março de 2020, que instituiu medidas de combate e prevenção ao contágio do coronavírus no âmbito do CFC.

De acordo com o presidente do CFC, Zulmir Breda, no primeiro semestre de 2021, a Comissão Organizadora do 21º CBC fará uma nova avaliação do cenário nacional. “Atualmente, não temos como prever quando será possível realizar o Congresso. Temos que seguir cumprindo o que recomendam os órgãos nacionais de saúde e a OMS”, afirma o presidente do CFC.

Em nome do CFC, entidade idealizadora do 21º CBC, Breda agradece a todos os que já haviam se inscrito no evento, aos patrocinadores, aos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs), aos pesquisadores que enviaram trabalhos e a todos os que, direta ou indiretamente, estavam envolvidos na realização do Congresso Brasileiro de Contabilidade.

Além disso, o presidente do CFC informa que os valores pagos pelas inscrições serão ressarcidos pela Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), entidade organizadora do evento.

Com relação aos trabalhos acadêmicos já submetidos para o 21º CBC, o CFC irá avaliar, juntamente com o Comitê Científico, a possibilidade de apresentação, ainda neste ano, daqueles que forem aprovados.

“A decisão de cancelar a realização do Congresso, em 2020, foi difícil para nós, mas foi uma medida necessária para preservar a saúde de todos, o que é o mais importante neste momento de grave pandemia”, disse Zulmir Breda.

O Congresso

A última edição do Congresso Brasileiro de Contabilidade ocorreu de 11 a 14 de setembro de 2016, em Fortaleza (CE), e contou com mais de 7 mil participantes, além de dezenas de painelistas e palestrantes e centenas de pessoas que tralharam para que o evento fosse realizado com sucesso.

O êxito das edições do CBC vem se repetindo, ao longo do tempo, a cada quatro anos. Em 2020, não será possível a sua realização, em decorrência da gravidade da situação de saúde pública mundial, mas o CFC irá retomar a organização do 21º Congresso assim que a segurança e as condições de saúde coletiva permitirem.

Para conhecer todas as edições dos Congressos Brasileiros de Contabilidade – da primeira, realizada em 1924, no Rio de Janeiro, à 20ª edição – acesse o livro História dos Congressos Brasileiros de Contabilidade.