Novembro Azul – CRCMG inicia campanha de prevenção ao câncer de próstata

1 de novembro de 2016

No dia 1º de novembro, o CRCMG, por meio da iniciativa do Grupo de Trabalho de Organizações Contábeis (GTOC), realizou uma edição especial do Café com Contabilista com o tema “De homem para homem”. Em função do movimento Novembro Azul, o assunto abordado foi o câncer de próstata. As palestras, que contaram com o apoio da Federação dos Contabilistas de Minas Gerais (Fecon MG), tiveram o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de próstata e suas formas de prevenção, além de conscientizar os participantes sobre a importância da detecção precoce da doença.

Representando o presidente do CRCMG, Rogério Marques Noé, a vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, Simone Maria Claudino de Oliveira, fez a abertura do evento e falou sobre a importância de os homens cuidarem da saúde e sobre a preocupação do CRCMG em manter os profissionais informados quanto às formas de prevenção. Em seguida, Adelson Batista Magalhães Filho, coordenador do GTOC, falou da intenção do CRCMG em quebrar paradigmas ao realizar um evento voltado à saúde masculina. “Para cuidarmos da saúde, o melhor remédio é a prevenção. E, para nos prevenirmos, temos que nos manter informados. Esse é o nosso objetivo: que todos possam sair daqui com mais conhecimentos e passem o que aprenderam adiante.”, afirmou.

O primeiro tema do dia foram os “Benefícios da legislação fiscal para pessoas acometidas pelo câncer”, apresentado pelo contador Erick Junqueira de Almeida, membro do GTOC. Na ocasião, Erick fez um alerta sobre o aumento da incidência do câncer de próstata, que tem sido o de segunda maior ocorrência entre os casos de câncer em homens. Além disso, ele mostrou aos presentes alguns dos benefícios e direitos das pessoas acometidas pelo câncer. Alguns direitos são: passe livre para quem está em tratamento; auxílio-doença/aposentadoria por invalidez e direito de sacar o FGTS. Entre os benefícios fiscais federais, estaduais e municipais estão: isenção de imposto de renda, direito a veículos adaptados, isenção do IOF, IPVA, ICMS, IPTU e quitação do financiamento imobiliário. “Cuidar da saúde também é coisa de homem.”, finalizou.

Para finalizar o dia de palestras, o doutor José Oscar Alvarenga Macedo falou sobre a “Saúde do homem – alimentos que ajudam a prevenir o câncer”. Ele iniciou a palestra abordando o alto índice de homens que não vão ao médico e não cuidam da saúde. “Homens entre 45 a 65 anos são desleixados com a saúde, e 28% dos homens não vão ao médico.”, afirmou. Segundo ele, o checkup anual é importante depois dos 40 anos, mas homens que já tiveram casos de câncer de próstata na família precisam ter um cuidado maior e fazer o acompanhamento antes da idade indicada. Existem exames regulares que são essenciais para a saúde, tais como: pressão arterial, colesterol, triglicérides e glicose. “A prática de atividades físicas deve fazer parte da rotina de todo homem. Além disso, para se ter uma qualidade de vida boa e saudável, é necessário ter uma alimentação balanceada e beber muita água. Com isso, podemos evitar várias doenças, inclusive o câncer de próstata.”, explicou ele. Finalizando a palestra, ele destacou que os “homens precisam quebrar o tabu do exame de próstata. Cuidar da saúde é muito importante e não podemos deixar de lado, pois o câncer é uma doença silenciosa, mas se descoberto precocemente, as chances de cura são altas.”.

Durante o evento, também foi lançada a campanha Novembro Azul, que será realizada durante todo o mês de novembro, visando estimular a participação dos profissionais da contabilidade no controle e prevenção do câncer de próstata.