Nova publicação da IFAC – Relatórios Corporativos: Informações sobre Mudanças Climáticas e Ciclo de Relatórios de 2021

9 de setembro de 2021

por Comunicação Ibracon

A International Federation of Accountants (IFAC), publicou, no dia 7/9, a declaração Relatórios Corporativos: Informações sobre Mudanças Climáticas e o Ciclo de Relatórios de 2021, com o objetivo de orientar os auditores independentes e demais profissionais da Contabilidade.

Essa declaração surge em resposta ao aumento significativo da demanda dos investidores e da atenção regulatória aos relatórios relacionados ao clima, além de ser uma chamada à ação para que os profissionais da Contabilidade desempenhem um papel ativo na determinação de como as informações sobre mudanças climáticas são relatadas no ciclo de relatórios de 2021. O maior envolvimento de contadores e auditores em relatórios relacionados ao clima ajudará a trazer aos investidores maior transparência e percepções sobre os impactos financeiros das mudanças climáticas nas organizações.

O documento destaca as preocupações atuais dos investidores, reguladores e formuladores de políticas, além de analisar as respostas dos criadores de padrões e recomendações de como as empresas e contadores poderão abordar essas questões por meio de:

– Alinhamento e integração de informações e divulgações relacionadas ao clima, além de metas e decisões estratégicas da empresa.

– Quantificação, quando apropriado, dos impactos financeiros sobre as questões climáticas.

– Garantia que os relatórios relacionados ao clima estejam em conformidade com os requisitos de relatórios sem omissões ou distorções materiais, com base em uma determinação de materialidade específica da empresa.

– Apoio em iniciativas globais para melhorar o clima e em relatórios mais amplos relacionados à sustentabilidade por meio de padrões definidos por um novo Conselho de Normas Internacionais de Sustentabilidade (ISSB) que abordará os impactos materiais no valor empresarial de uma empresa.

A IFAC encoraja as organizações de Contabilidade a utilizarem esta Declaração em suas comunicações para promover sua função em contribuir para que as empresas compreendam e comuniquem os impactos financeiros relacionados ao clima. Como afirmamos em comunicações anteriores: ninguém está melhor preparado do que os profissionais da Contabilidade para liderar este importante trabalho.

A declaração segue o Ponto de Vista da Ação Climática da IFAC, emitido em dezembro de 2019, que destacou a mudança climática como uma questão global urgente e descreveu a fluente responsabilidade que as 180 organizações e membros da IFAC e seus 3,5 milhões de membros contadores têm na mitigação das mudanças climáticas, adaptação e relatórios.  Com esta Declaração, a IFAC defende e apoia o papel da profissão em possibilitar a ação climática e em auxiliar as organizações no desenvolvimento de seus compromissos climáticos e na consideração de maneiras de descarbonizar os modelos de negócios.

Fonte: Comunicação IFAC