Nova pesquisa vincula a profissão contábil ao desenvolvimento econômico

3 de novembro de 2020

por Comunicação IFAC

Os profissionais da Contabilidade contribuem significativamente para a economia a nível local, nacional e global. A Federação Internacional de Contadores (Ifac, na sigla em inglês) fez parceria com o Centro de Pesquisa Econômica e Empresarial (Cebr), uma das principais consultorias de economia do mundo, para obter uma compreensão mais clara dessas contribuições.

Em cada medida revisada, um maior número de contadores se correlaciona com um melhor desempenho econômico. Além disso, os profissionais da Contabilidade que são membros das organizações membro da IFAC se correlacionam com um desempenho ainda mais forte nos indicadores econômicos.

“Na IFAC, sempre entendemos a forte conexão entre uma profissão contábil bem desenvolvida e o desenvolvimento econômico”, disse Kevin Dancey, CEO da IFAC. “Esta pesquisa ajudará os formuladores de políticas em todo o mundo a ter conversas mais bem informadas com profissionas da Contabilidade e as organizações às  quais pertencem sobre suas contribuições para a sociedade e potenciais parcerias para o desenvolvimento e o crescimento.”

O estudo do Cebr analisou a profissão contábil nos países do G20, incluindo cada país da União Europeia. Os dados foram reunidos a partir de uma variedade de fontes, incluindo o Banco Mundial, o Fórum Econômico Mundial e a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, para estabelecer relações entre variáveis econômicas e número de contadores e organizações contábeis.

Esta pesquisa segue projetos anteriores sobre as contribuições positivas da profissão contábil

• A profissão contábil por trás dos números
• A profissão contábil – um valor global agregado
• A profissão contábil – desempenhando um papel positivo no combate à corrupção
.
Para conhecer melhor a pesquisa e seus resultados, clique aqui.