Nota de Esclarecimento

23 de setembro de 2016

O Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRCMG) acredita que as novas tecnologias são grandes aliadas da profissão. A automatização dos cálculos, por exemplo, possibilita que os contadores dediquem mais tempo às ações estratégicas. Mais do que emitir guias de tributos e se atentar a prazos de obrigações acessórias, os profissionais da contabilidade possuem papel fundamental nas organizações, indicando as melhores soluções para o empreendedor e qualificando a performance de investimento.

É com base na constante evolução da contabilidade, que tem fomentado, cada vez mais, a gestão e a tomada de decisões nas empresas, que o CRCMG se posiciona contra a divulgação, feita pela imprensa, de pesquisa que aponta o fim da profissão contábil nos próximos anos, devido à automatização dos cálculos. Trata-se de um estudo reducionista, que desconhece a abrangência e o poder transformador da carreira contábil.

A contabilidade é dinâmica e imprescindível para garantir o controle e a transparência das contas, tão essenciais à saúde financeira dos negócios. O CRCMG investe, continuamente, em programas de capacitação profissional para se adequar às novas técnicas e processos. Na era das novas tecnologias, a profissão contábil se torna mais ágil e estratégica em favor das instituições que representa e da sociedade.

Contador Rogério Marques Noé
Presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais