ISSB estabelece grupo de trabalho para melhorar a compatibilidade entre a linha de base global e as iniciativas jurisdicionais das IFRS S1 e IFRS S2

5 de maio de 2022

Por Comunicação CFC

International Sustainability Standards Board (ISSB) anunciou, no dia 27 de abril deste ano, a formação de um grupo de trabalho que tratará do estabelecimento de ações voltadas à divulgação das minutas de Divulgação de Informações Financeiras Relacionadas à Sustentabilidade (IFRS S1) e Divulgação Relacionada ao Clima (IFRS S2). O objetivo da iniciativa é criar uma base global que atenda plenamente às necessidades dos participantes do mercado mundial.

Essa linha de base global poderá ser usada diretamente de forma voluntária pelos participantes do mercado ou incorporada a requisitos obrigatórios jurisdicionais (que também podem atender a políticas públicas mais amplas ou necessidades de várias partes interessadas). O ISSB atuará de forma inclusiva nesta missão.

A definição de normas jurisdicionais no campo das divulgações financeiras relacionadas à sustentabilidade é uma disciplina relativamente nova e muitas jurisdições estão participando desse processo, em escala, pela primeira vez. Muitos desses desenvolvimentos e consultas públicas associadas estão ocorrendo em paralelo.

Essas atividades em andamento apresentam uma oportunidade de alinhar, tanto quanto possível, os requisitos em nível jurisdicional e internacional para fornecer a linha de base global que foi bem recebida pelas autoridades públicas e participantes do mercado, incluindo o G20, o G7, a Organização Internacional das Comissões de Valores e o Conselho de Estabilidade Financeira.

Para isso, a formação do grupo de trabalho contará com integrantes do Ministério das Finanças da China, a Comissão Europeia, o Grupo Consultivo Europeu de Relatórios Financeiros, a Autoridade Japonesa de Serviços Financeiros, o Comitê de Preparação do Conselho de Normas de Sustentabilidade do Japão, a Autoridade de Conduta Financeira do Reino Unido e a Comissão US Securities and Exchange (SEC, na sigla em inglês).

As reuniões do grupo de trabalho ocorrerão em maio e julho. Os resumos das reuniões serão publicados no site da Fundação IFRS. A contribuição do grupo de trabalho também será considerada pelo ISSB em reuniões públicas como parte de sua deliberação de todos os comentários recebidos durante o período de consulta.

Um novo órgão consultivo – Para facilitar o diálogo e aconselhamento de alto nível de um amplo conjunto de jurisdições, será criado, no próximo trimestre, pelo ISSB, o Fórum Consultivo de Padrões de Sustentabilidade. O Fórum dará suporte às atividades do recém-criado grupo de trabalho.

Fonte: site da IFRS