IPSASB publica IPSAS 43 – Arrendamentos

1 de fevereiro de 2022

Por Comunicação Ibracon

O International Public Sector Accounting Standards Board (IPSASB) emitiu a International Public Sector Accounting Standard (IPSAS) 43 – Arrendamentos.

A IPSAS 43 é baseada na International Financial Reporting Standard (IFRS) 16 – Arrendamentos, desenvolvida pelo International Accounting Standards Board (IASB). Para os arrendatários, a IPSAS 43 introduz um modelo de direito de uso que substitui os riscos e benefícios inerentes ao modelo de propriedade na IPSAS 13 – Arrendamentos. Para os arrendadores, a IPSAS 43 transfere substancialmente os riscos e benefícios inerentes ao modelo de propriedade da IPSAS 13.

A IPSAS 43 tem uma data efetiva de 1º de janeiro de 2025.

“A IPSAS 43 – Arrendamentos melhorará a transparência da contabilidade de arrendamentos no setor público, mantendo o alinhamento com as IFRS”, disse o presidente do IPSASB, Ian Carruthers. “Ter um período de três anos para aplicar a IPSAS 43 fornece às entidades do setor público tempo para se prepararem para as novas exigências e permite que o aprendizado seja extraído da experiência do setor privado na aplicação da IFRS 16.”

A publicação da IPSAS 43 completa a primeira fase do trabalho do IPSASB sobre Arrendamentos. O IPSASB continuará seu trabalho considerando questões adicionais específicas do setor público em seu projeto Outros Acordos de Tipos de Arrendamento.

Como acessar

Para acessar a norma completa IPSAS 43 – Arrendamentos, seu resumo e o webcast, visite o site da IPSASB. O IPSASB incentiva os membros, associados e parceiros da rede da IFAC a divulgar a norma para seus stakeholders.

Fonte: Comunicação IPSASB