II Fórum Estudantil de Ciências Contábeis de Minas Gerais

29 de agosto de 2016

Por Assessoria de Comunicação do CRCMG

O CRCMG realizou, no dia 27 de agosto, em parceria com a Mastermaq Software, o II Fórum Estudantil de Ciências Contábeis de Minas Gerais. O evento teve como objetivo debater, orientar e refletir sobre questões de interesse dos estudantes de Ciências Contábeis, diante das oportunidades do mercado de trabalho. 

Realizado no auditório do Instituto Cultural Brasil Estados Unidos (ICBEU), em Belo Horizonte, o fórum reuniu cerca de 167 estudantes de Ciências Contábeis de diversas faculdades da capital e interior. A programação teve início com os discursos do presidente do CRCMG, Rogério Marques Noé, e do coordenador da Comissão Estadual do Jovem Contabilista e da Integração Estudantil, Vidigal Fernandes Martins. Ambos destacaram a importância do fórum e a satisfação do Conselho em realizar esse evento pela segunda vez. Ressaltaram, também, a importância dos futuros profissionais e as ações do Conselho direcionadas a esse público.  

Em seguida, o vice-presidente de Registro do CRCMG, Mário César de Magalhães Mateus, abordou o ”Empreendedorismo contábil”. Ele destacou a importância e a velocidade das mudanças que estão ocorrendo, as oportunidades existentes na área contábil e a relevância de se empreender no mundo atual. Além disso, salientou a importância do Exame de Suficiência, abordou a obrigatoriedade do registro para o exercício profissional, destacou a missão do CRCMG e falou sobre a solenidade de entrega da carteira profissional que tem sido realizada pelo Conselho.  

Na sequência, o talk show ”Gestão de carreira” reuniu a gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional, Glizia Maria do Prado, e a people consultant da área estratégica de Recursos Humanos da Ernst & Young, Ana Sanches. 

Para encerrar as atividades do fórum, a palestra ”A fórmula mágica do sucesso” foi realizada pelo mágico Renner. Com uma apresentação que envolveu humor, mágica e motivação, ele transmitiu aos participantes a importância da inovação para o mercado de trabalho. “Se fizermos tudo da mesma forma, os resultados serão os mesmos. Não importa o quão bom são seus números atuais, eles você já tem. Porém, sempre vai existir uma forma melhor para fazer o que está sendo feito, e os resultados serão aperfeiçoados. Se você não os buscar, o concorrente o fará e você perderá uma oportunidade.”, disse. Para ele, inovação não é deixar as ideias que já se tem, mas, sim, usá-las para aperfeiçoar os resultados. E, somente com os resultados alcançados, é possível conhecer o quanto a inovação é essencial. 

Ele ainda destacou a importância de ter sonhos e objetivos, tanto na vida pessoal quanto na profissional. Segundo Renner, o sonho é o que move as pessoas. E o que as deixa felizes é a quantidade de realizações alcançadas. Para se alcançar esses objetivos, serão encontradas dificuldades. Ele finalizou a palestra contando sua experiência e o que foi preciso fazer para alcançar seus sonhos.

Houve também sorteios de brindes e a arrecadação de latas de leite em pó doadas pelos participantes.