Ifac e Icaew renovam série educacional contra lavagem de dinheiro e lançam a primeira de três novas edições

28 de março de 2022

por Comunicação CFC

A Federação Internacional de Contadores (Ifac, na sigla em inglês), juntamente com a Instituto de Contadores Públicos da Inglaterra e do País de Gales (Icaew, na sigla em inglês) lançou um novo bloco da série educacional “Combate à Lavagem de Dinheiro: O Básico”.

A publicação faz parte de uma série que ajuda os contadores a compreender melhor como funciona a lavagem de dinheiro, os riscos que envolvem essa ação e o que podem fazer para mitigar esses riscos e contribuir positivamente para o interesse público. As novas edições analisam a nova classe de ativos que surgiram na última década, conhecidos como ativos virtuais, incluindo Bitcoin e tokens não fungíveis (NFTs, na sigla em inglês).

“Combate à Lavagem de Dinheiro: O Básico” é de fácil compreensão, acessível e será um recurso para pequenas e médias empresas (SMPs, na sigla em inglês) e contadores menos familiarizados com o tema, além de fornecer orientação para quem procura uma atualização ou referência rápida. As novas edições da série examinarão as tendências da lavagem de dinheiro e as ferramentas para combater atividades ilegais.

A série é apresentada no site da Ifac (página de destino) e da Icaew e está disponível para download gratuito. Por ser globalmente relevante, a série usa a abordagem baseada em risco da Força-Tarefa de Ação Financeira (GAFI, na sigla em inglês) – o órgão de vigilância global de lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo – como ponto de partida.

Para obter mais informações sobre a série, acesse aqui.

Para obter mais informações sobre o Icaew, visite https://www.icaew.com/.

Fontes: site da Ifac.