IESBA inicia processo para escolha de novo presidente

25 de fevereiro de 2021

por Comunicação Ibracon

O International Ethics Standards Board for Accountants (IESBA) divulgou, no dia 22/02, a abertura do processo para eleger seu novo presidente. O processo para recebimento de inscrições de candidatos de todo o mundo foi iniciado.

Um elemento essencial do papel do presidente do IESBA é garantir que as atividades do IESBA mantenham um foco no interesse público ao desenvolver normas éticas de alta qualidade.

O presidente traz uma mentalidade estratégica para o desenvolvimento e implementação dos objetivos do Conselho e cumpre várias funções inter-relacionadas, servindo como líder, porta-voz e elemento de ligação com os stakeholders. Irá facilitar os processos consultivos que sustentam a credibilidade e as atividades do Conselho.

Ele ou ela também desenvolverá e manterá relacionamentos com autoridades internacionais de supervisão e órgãos reguladores, emissores de normas nacionais, investidores e comunidades de governança corporativa, preparadores, órgãos de Contabilidade, entre outros públicos importantes.

O presidente do IESBA deve ter experiência significativa e ser reconhecido nas comunidades profissionais e regulatórias. Ele ou ela precisam ter perfil de liderança, diplomacia, comunicação e habilidades estratégicas eficazes; competência profissional demonstrada; e um forte compromisso com a missão do IESBA de proteger o interesse público.

A cadeira no IESBA é uma posição executiva em tempo integral. O presidente é nomeado para um mandato inicial de três anos, com início em 1º de janeiro de 2022 e pode ser renomeado para um mandato total de nove anos. A realocação não é necessária para esta função. No entanto, espera-se que os candidatos tenham um plano robusto de como comandariam o IESBA e a equipe de um local remoto. A função requer um compromisso com viagens internacionais significativas.

Uma descrição completa do trabalho, junto com as instruções de aplicação, estão disponíveis aqui. As inscrições serão recebidas até 30 de abril de 2021.

Fonte: Comunicação IESBA