Iesba divulga relatório comparando as Normas Internacionais de Independência com as regras de Independência da SEC e do PCAOB

12 de maio de 2022

Por Comunicação CFC

Fonte: site do Iesba

Na última sexta-feira (6), o International Ethics Standards Board for Accountants (Iesba) divulgou o relatório Benchmarking International Independence Standards Phase 1 Report: Comparison of IESBA and US SEC/PCAOB Frameworks. A publicação detalha as conclusões de um estudo que compara as disposições do Código Internacional de Ética para os profissionais da Contabilidade (The Code) – em particular as disposições de independência aplicáveis às auditorias de demonstrações contábeis de Entidades de Interesse Público (PIEs, na sigla em inglês) – com as regras relevantes da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC, na sigla em inglês)  e do US Public Company Accounting Oversight Board (PCAOB, na sigla em inglês).

"Foram feitos avanços consideráveis nos últimos anos para fortalecer as Normas Internacionais de Independência, reforçando ainda mais o importante papel da auditoria independente para a integridade dos mercados financeiros em todo o mundo", disse a presidente do Iesba, Gabriela Figueiredo Dias. "Esta análise de benchmarking responde a muitas perguntas que recebemos e dá uma visão de como as disposições do Código se comparam com as de uma jurisdição importante como os EUA. Além disso, o benchmarking acabará por incutir maior confiança pública na robustez do Código".

 O Iesba lançou o estudo de benchmarking para promover a conscientização e posterior adoção do Código. Sem fazer julgamentos sobre os méritos relativos às duas estruturas de independência, o relatório destaca as semelhanças e diferenças fundamentais entre o Código e as regras da SEC e do PCAOB em áreas de maior interesse para as partes interessadas, incluindo a permissibilidade de serviços que não são de asseguração para auditar clientes, honorários, longa associação com um cliente de auditoria e relações comerciais e financeiras. O Iesba considerará as conclusões da análise de benchmarking no desenvolvimento de sua Estratégia e Plano de Trabalho para 2024-2027.

Para mais informações, clique aqui.