por Comunicação Ibracon
No dia 14/3, aconteceu virtualmente a reunião de celebração de convênio entre o Ibracon – Instituto de Auditoria Independente do Brasil, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e o Conselho Federal de Contabilidade (CFC).
Na ocasião, Valdir Coscodai destacou a importância da iniciativa: “Vamos construir juntos soluções que beneficiem o mercado e a sociedade, de forma mais ampla”, disse. Ele destacou que, após as tratativas iniciais sobre o convênio, ocorridas no ano passado, vieram outros encontros, a criação de três Grupos de Trabalho (GTs) e reuniões periódicas de avaliação.
“Os GTs estão se desenvolvendo, mas várias outras questões, como novas tecnologias de pagamento, moedas digitais, fim dos cartões de crédito no modelo atual, reconhecimento facial, open finance e ESG (que abrange questões ambientais, sociais e de governança) pedem atenção”, disse.
“A digitalização está criando uma quarta revolução”, ele prosseguiu. “A pandemia nos mostrou que muitas coisas que antes nós fazíamos de uma determinada maneira podem ser feitas de forma diversa. Isso amplia riscos, mas traz possibilidades. O fato é que temos vários pontos em comum para trabalhar em conjunto.”
Coscodai também falou das Bandeiras da Auditoria Independente e da renovação da marca do Ibracon, anunciadas em dezembro de 2021.
Expectativa de parceria exitosa
O presidente da Febraban, Isaac Sidney, manifestou sua expectativa de que a parceria seja exitosa: “A agenda que une Ibracon, Febraban e CFC antecede o meu mandato. É uma satisfação ver que essa agenda comum está dando mais um passo. Esperamos que essa parceria possa contribuir para o fortalecimento do mercado financeiro brasileiro como um todo”, ressaltou.
Ele elencou alguns temas que são prioritários, tais como: maior convergência das regras contábeis que o sistema financeiro adota com as normas do International Accounting Standards Board (IASB); avançar com a IFRS 9 – Instrumentos Financeiros; melhorar o fluxo das confirmações de auditoria junto a instituições financeiras, para tornar mais efetivo e ágil o processo de Auditoria Independente das empresas; e aprimorar o conhecimento sobre a qualidade do trabalho das Firmas de Auditoria de Pequeno e Médio Portes (FAPMP).
“Tudo isso é especialmente importante porque estamos em um cenário desafiador, de baixo crescimento, pressão inflacionária doméstica e global e patamares muito elevados de juros”, declarou.
O presidente do CFC, Aécio Dantas, colocou o Conselho à disposição para ajudar no que for necessário: “Vamos estabelecer ações de cada área para dar efetividade a esse acordo e começar a trabalhar nesses temas iniciais”, disse. “A partir dos grupos de trabalho, podemos discutir ações diversas e dar andamento adequado a essa parceria”, acrescentou.
Rubens Sardenberg, economista-chefe e diretor de Regulação Prudencial, Riscos e Assuntos Econômicos da Febraban, lembrou que existe a possibilidade de criar mais GTs. “Temos muito interesse em temas envolvendo as pequenas e médias empresas, na melhoria do ambiente de negócios e de crédito. Há um caminho a trilhar. Estamos apenas no começo desse processo. Vamos em frente!”, concluiu.
Também participaram o superintendente geral do Ibracon, Marco Aurelio Fuchida, a diretora Executiva do CFC, Elys Tevania, o coordenador Técnico do CFC, Felipe Bastos, o diretor Adjunto da Febraban, Jayme Soares Alves Neto, e o assessor Técnico da Febraban, Andre Giannobile Marino.