Glenif busca informações sobre temas prioritários da América Latina para envio ao Iasb

14 de julho de 2021

por Comunicação CFC
Com informações do Glenif

Grupo Latinoamericano de Emisores de Normas de Información Financiera (Glenif) disponibilizou um questionário on-line para levantamento de informações sobre temas contábeis considerados prioritários pelos países da América Latina. A consulta é dirigida aos contadores, auditores independentes, acadêmicos, outros profissionais e usuários da área.

A iniciativa do Glenif visa reunir dados para responder à audiência pública do International Accounting Standards Board (Iasb) sobre a Terceira Consulta de Agenda. A cada cinco anos, o Iasb, que é o organismo internacional emissor das normas IFRS – International Financial Reporting Standards –, abre período para solicitação de comentários sobre sua agenda de atividades e plano de trabalho.

O objetivo da consulta do Iasb é obter opiniões sobre:

– a direção e o equilíbrio estratégico das atividades do Conselho;

– os critérios para avaliar a prioridade das questões de relatórios financeiros que podem ser adicionadas ao plano de trabalho; e

–  questões de relatórios financeiros que poderiam ser priorizadas no plano de trabalho do Conselho.

Importância da consulta

As respostas à solicitação de informações do Iasb ajudarão a influenciar e a priorizar as atividades e os novos projetos do Conselho em seu plano de trabalho 2022-2026.

A Terceira Consulta de Agenda se concentra nas atividades dentro do escopo atual de trabalho do Conselho: demonstrações financeiras e comentários da administração para empresas com fins lucrativos.

Essa consulta não visa comentários sobre questões relacionadas com o relatório de sustentabilidade, com exceção de questões relacionadas com o atual âmbito de trabalho do Iasb.

O questionário disponibilizado pelo Glenif é importante para que a América Latina possa agregar temas que preocupem a região – como inflação, imposto diferido, entidades sem fins lucrativos, atividades agrícolas e outros.

Para acessar o formulário, em português, da consulta do Glenif, clique AQUI.

Clique em Third Agenda Consultation para mais informações sobre o projeto do Iasb.