Fórum de Contabilidade Pública inicia as comemorações da Semana da Contabilidade

20 de setembro de 2016

Por Assessoria de Comunicação do CRCMG

Começou hoje, 20 de setembro, a Semana da Contabilidade, em comemoração ao Dia do Contador, celebrado em 22 de setembro. Neste evento, será realizada uma série de fóruns temáticos entre os dias 20 e 23 de setembro.

O primeiro fórum trouxe o debate sobre a Contabilidade Pública. Idealizado pelo Grupo de Trabalho Área Pública (GTAP) do CRCMG, o fórum foi aberto pelo vice-presidente de Controle Interno, Alexandre Bossi Queiroz, que falou da honra de começar o ciclo de fóruns com um tema que tem sido uma grande demanda dos profissionais da contabilidade. E contou um pouco da história por trás do motivo das comemorações serem no dia 22 de setembro. 

A primeira palestra do dia foi apresentada pelo Dr. Gustavo Terra Elias, servidor efetivo do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, que falou sobre o tema “Há obrigatoriedade do cargo efetivo de contador nas estruturas orgânicas das entidades públicas?”. Gustavo falou sobre a importância de eventos que divulguem o conhecimento da contabilidade pública, pois, segundo ele, “o maior gargalo do serviço público brasileiro é a falta de pessoas profissionalizadas e de uma estrutura adequada para exercer a atividade.”. Ele defendeu que, no âmbito dos órgãos de controle, os cargos de contador devem ser ocupados, de preferência, por servidores efetivos com formação em contabilidade e, em casos excepcionais, pode haver profissionais não efetivos. “O profissional de carreira, que ocupa o cargo de contador, tem que ser independente dentro da própria gestão. Tem que ter liberdade de aplicar a lei. Pois quem dá a base das informações corretas e transparentes são os contadores. Por isso, eles têm que ser livres. Com isso, os contadores vão contribuir para que os gastos públicos sejam efetivos e bem controlados”, explicou.

Finalizando o Fórum de Contabilidade Pública, foi realizado um debate com o tema “Prestação de Contas Eleitoral: as responsabilidades do contador na elaboração e apresentação de contas eleitoral”. O debate foi moderado pela coordenadora do GTAP, Regina Lopes de Assis, que falou sobre o trabalho que tem sido desenvolvido pelo grupo para conscientizar os profissionais da área sobre suas responsabilidades e compromissos; e teve como debatedores a técnica em contabilidade Irene Silva Oliveira e o contador Sérgio dos Santos Reis – ambos membros do GTAP.

Irene falou sobre a importância de o profissional da contabilidade estar capacitado, com conhecimento para preparar seus clientes, os candidatos à eleição. Já Sérgio falou sobre a responsabilidade dos contadores: “Nossa responsabilidade é muito maior do que se imagina. Por isso, é necessário que o profissional se resguarde, respeitando o código de ética e registrando todos os atos e fatos realizados por ele. As informações têm que ser transparentes. Não basta apenas ser um profissional da contabilidade habilitado. Tem que saber os princípios aprendidos ainda na faculdade e tem que estar preparado. É um compromisso sério com a gestão. E não podemos ser coniventes com os erros dos candidatos. Temos que fazer diferente.”, finalizou. Durante o debate, os profissionais presentes tiveram a oportunidade de tirar dúvidas e falar sobre suas experiências na contabilidade dos candidatos à eleição.

A Semana da Contabilidade tem o patrocínio da Mastermaq Softwares e o apoio da Fecon-MG