Em live, presidente do CFC apresenta balanço do ano para a classe contábil

21 de dezembro de 2020

por Comunicação CFC

O presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Zulmir Breda, participou, no dia 16 de dezembro, da última edição do ContNews, evento virtual promovido semanalmente pelo portal de notícias Contabilidade na TV. Breda fez um balanço das ações que impactaram a classe contábil e falou sobre os desafios para o ano de 2021.

“Os profissionais da contabilidade tiveram que resolver inúmeros problemas gerados pela pandemia, assessorando, principalmente, os micros e pequenos empresários a cumprirem as obrigações legais e, também a buscarem soluções econômico financeiras para manterem seus negócios em funcionamento. Com tantas demandas, criou-se uma parceria muito bacana entre as entidades de classe, os empresários contábeis e as empresas de software”, lembra o presidente ao fazer referência às questões trabalhistas e previdenciárias diante das normas baixadas pelo governo.

Durante a transmissão ao vivo, foram discutidas algumas pautas que estarão em alta no próximo ano, como o tema da sustentabilidade ambiental, social e corporativa, e o tema do relato integrado. A Fundação IFRS abriu uma consulta pública sobre a possibilidade de criação de um board internacional para tratar das normas de sustentabilidade. Além disso, também foram citadas como tendências as questões referentes à implementação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que entrou em vigor em setembro deste ano, e a Reforma Tributária, que segue em tramitação no Congresso Nacional.

Presente no encontro, o presidente da Fenacon, Sérgio Approbato Machado Jr., destacou a essencialidade da profissão durante a crise vivida nos últimos meses. “Nada será como antes. Aconteceram grandes mudanças e as pessoas tiveram que se acostumar forçadamente. No entanto, recebemos um retorno muito positivo. As empresas se sentiram seguras com o suporte que tiveram das empresas de contabilidade. Sentimos que a nossa atividade foi valorizada”, afirmou.

Para assistir a íntegra da discussão, clique aqui.

Congresso Brasileiro de Contabilidade
Perguntado sobre a nova data do Congresso Brasileiro de Contabilidade, o presidente do CFC disse que a realização da 21ª edição do evento está prevista para acontecer em Balneário Camboriú (SC) no segundo semestre de 2022. Em maio deste ano, a Deliberação CFC n.º 60 cancelou o CBC em virtude da pandemia de Covid-19.

Na ocasião, Breda confirmou uma outra agenda. Segundo ele, a Conferência Interamericana de Contabilidade irá acontecer em outubro de 2021, na cidade de Bento Gonçalves (RS), em conjunto com a Convenção de Contabilidade do Rio Grande do Sul.