Delegados representantes do CRCMG tomam posse

25 de maio de 2020

por Assessoria de Comunicação do CRCMG

No dia 21 de maio, os profissionais da contabilidade selecionados para se tornarem delegados representantes do Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRCMG) no interior do estado tomaram posse, durante o Seminário Institucional de Delegados Representantes do CRCMG, realizado por meio de videoconferência.

Os delegados representantes atenderão os profissionais da contabilidade de sua região, orientando-os sobre os procedimentos relativos ao Conselho, bem como representarão institucionalmente a entidade na sua respectiva base territorial.

Além da posse, durante o seminário, os delegados acompanharam palestras que tiveram como objetivo apresentar o Conselho, seu papel, forma de atuação, atividades, além de explicar como é o trabalho de um delegado representante do Conselho.

A presidente do CRCMG, Rosa Maria Abreu Barros, realizou a abertura do seminário. Em seu pronunciamento, ela deu as boas-vindas, parabenizou os novos delegados e destacou a importância da nova forma atual de escolha dos delegados. “Inauguramos, hoje, uma nova cultura, que veio dar mais transparência à escolha dos delegados. Ao eliminar a possibilidade de indicação política, normatizando as nomeações em todo o País, o CFC nos convida a esquecer o formato anterior de delegacias e nos proporciona a possibilidade de estabelecermos uma relação muito mais produtiva junto aos profissionais contábeis.”, disse ela.

Ela salientou ainda que, “para fortalecer o conhecimento técnico dos delegados, estão previstos diversos encontros na sede, depois de normalizada a situação da atual pandemia, o que é, também, uma forma de o CRCMG valorizá-los, tendo em vista sua importância para o sucesso das ações do Conselho”.

Em seguida, foram realizadas as palestras “Entendendo o CRCMG”, apresentada pelo vice-presidente de Controle Interno do CRCMG, contador Milton Mendes Botelho, e “O exercício da atividade de delegado representante do CRCMG”, ministrada pelo vice-presidente de Registro do CRCMG, contador Oscar Lopes da Silva.

A escolha dos representantes

No dia 21 de fevereiro, o CRCMG publicou, no Diário Oficial da União, o Edital n.º 1, de 20 de fevereiro de 2020, com os critérios para inscrição e escolha de delegados representantes do Conselho. Os profissionais da contabilidade com registro ativo e regular no CRCMG interessados em exercer a função honorífica de delegado representante da entidade puderam fazer a inscrição até o dia 16 de março de 2020.

Assim, depois da análise da comissão designada para esse fim, da aprovação por parte do Conselho Diretor e da homologação do Plenário, no dia 17 de abril, foram nomeados os profissionais que passaram a representar o CRCMG no interior do estado, com o mandato de quatro anos.

A relação das cidades que contam com um delegado representante do Conselho pode ser acessada em:https://crcmg.org.br/institucional/delegacias