CRCMG realiza última edição do CRCMG pra Valer: Seminário de Desenvolvimento e Capacitação Profissional de 2018

22 de novembro de 2018

Foi realizado, no dia 21 de novembro, em Belo Horizonte, o CRCMG pra Valer: Seminário de Desenvolvimento e Capacitação Profissional de Belo Horizonte e Região Metropolitana, o qual encerra o ciclo de seminários regionalizados de 2018. 

O evento tem como objetivo promover a interação da classe contábil com autoridades políticas e fiscais, delegados seccionais, conselheiros e a diretoria do CRCMG, por meio de palestras sobre temas técnicos e debates sobre assuntos voltados ao exercício da profissão contábil e ao desenvolvimento humano aplicados à gestão das organizações contábeis. 

A presidente do CRCMG Rosa Maria Abreu Barros abriu o seminário, que contou com a participação de diversas autoridades locais. Ela destacou algumas das principais realizações do Conselho em 2018, como a implementação de cursos gratuitos na modalidade EAD, a presença mais efetiva do Conselho no interior, a intensificação das ações de fiscalização, a realização de campanhas para reforçar a obrigatoriedade do registro profissional, entre outras ações. A presidente abordou, também, a evolução da profissão no cenário das mudanças do mundo digital. "A inteligência artificial já está mudando os paradigmas da contabilidade no mundo todo. Isso ocorre porque ainda há muito trabalho rotineiro, realizado de forma padronizada e repetitiva no nosso negócio. Será difícil encontrar qualquer profissão em que haja uma parte rotineira e repetitiva que não seja afetada por essa tecnologia. Entretanto, quando um número crescente de tarefas repetitivas está sendo delegado à inteligência artificial, o que temos são profissionais com mais tempo para procurar oportunidades de valor agregado. Os profissionais da contabilidade precisarão aprimorar sua forma de atuação, com menos trabalho mecânico e mais pensamento criativo.”, disse.

Além do lançamento oficial da XII Convenção de Contabilidade de Minas Gerais, que acontecerá de 5 a 7 de junho de 2019, a presidente realizou, juntamente com o vice-presidente de Registro do CRCMG, Romualdo Eustáquio Cardoso, a entrega da carteira profissional à conselheira Denise de Oliveira Santos, que alterou a categoria do seu registro.

Palestras

A primeira palestra do dia, “NBCTG 1000 – uma reflexão da norma brasileira”, foi realizada pelo doutor em Controladoria e Contabilidade pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da Universidade de São Paulo (USP), Benjamim Cristobal Mardine Acuña. Na ocasião, o palestrante falou sobre a diferença entre o modelo contábil, tributário e jurídico e sobre a evolução do modelo contábil, o padrão International Accounting Standards Board (IASB) e sobre a necessidade de se adequar a ele. Comentou, também, sobre a possibilidade de adoção tardia do padrão IASB e convidou os participantes a fazerem uma reflexão: “É um erro adotá-lo agora ou uma opção?”.

Além disso, explicou a diferença entre demonstrações combinadas e consolidadas e, posteriormente, falou um pouco sobre instrumentos financeiros, propriedade para investimento, ativo imobilizado, ativo intangível e arrendamento mercantil.

Em seguida, o gerente de Relações Institucionais da Mastermaq Software, Helbert Ferreira Macedo, apresentou a palestra “Inovar para evoluir nas organizações contábeis”. Helbert falou sobre as transformações que estão ocorrendo na sociedade, na vida e no mercado devido à tecnologia e à necessidade de as contabilidades se adaptarem às mudanças para sobreviverem. “O tempo é curto, a mudança é rápida. Por isso, não temos que focar na tecnologia, mas, sim, no que devemos fazer com ela. A contabilidade já está se reinventando. As empresas estão correndo atrás, usando softwares e aplicativos que se adaptam melhor aos seus clientes. Se você ainda não se reorganizou, vai ficar para trás.”, disse. Além disso, apresentou dados estatísticos para demonstrar a evolução da contabilidade e incentivou os profissionais contábeis a escolherem a melhor ferramenta para que possam estar à frente no mercado. 

Dando continuidade ao evento, o superintendente adjunto da Receita Federal do Brasil em Minas Gerais, Orlando Soares dos Santos, apresentou a palestra “Compliance tributário”. Na oportunidade, explicou que o compliance é um valor indispensável em qualquer âmbito profissional, que, no Brasil, exalta o papel da confiança nos negócios. Já o aspecto tributário apresenta a adoção de uma postura mais cooperativa e transparente de baixo conflito. O superintendente abordou temas como: a fiscalização tributária e o combate a ilícitos, a importância de se promover a conformidade tributária e gerir ações de conformidade, assim como gerir iniciativas visando a redução do custo de conformidade. Ele também ressaltou a necessidade da implantação de uma política de compliance, para obter a confiança dos investidores e maior credibilidade no mercado, e da criação do programa de estímulo à conformidade tributária.

Finalizando as palestras técnicas, o mestre em Ciências Contábeis, Alexandre Queiroz de Oliveira, abordou o tema “Ética, cidadania e corrupção” e falou sobre ética pessoal, a formação ética e as questões sociais que influenciam o comportamento ético das pessoas e o exercício da cidadania. Falou, ainda, sobre a ética corporativa e apontou o modelo de empresa 100% comprometida com a ética, que é a empresa que “mantém a integridade das relações sociais, adota políticas justas nas relações de trabalho, possui responsabilidade na proteção do meio ambiente, está submetida a um código de conduta e promove a solidariedade em ações comunitárias e o estímulo da prática do voluntariado”.

Ao final da palestra, Queiroz falou sobre a corrupção no país, os problemas do “caixa dois” e as medidas de controle a serem tomadas diante dessa situação.

Para encerrar o seminário, o ator Carlos Nunes apresentou trechos de suas conhecidas peças teatrais.

 

Fotos: Fernanda de Oliveira, Déborah Arduini e Marina Gomes