CRCMG realiza seminário sobre prestação de contas eleitorais

1 de agosto de 2016

Por Assessoria de Comunicação do CRCMG

No dia 28 de julho, o CRCMG realizou o II Seminário de prestação de contas eleitorais, com o objetivo de debater as novas regras que entraram em vigor para as eleições de 2016 sobre arrecadação e gastos dos candidatos e, com isso, disseminar a prática das eleições limpas no Brasil.

O seminário contou com a presença de, aproximadamente, 130 participantes, entre eles candidatos, representantes de partidos políticos, profissionais da contabilidade e advogados. As atividades começaram com o discurso do presidente do CRCMG, Rogério Noé, que frisou o investimento que o Conselho tem feito para promover palestras em todo o estado, com o intuito de manter os profissionais bem informados e incentivar, assim, a prestação de um serviço de qualidade para a sociedade. “Diante deste cenário em que o Brasil vive, a transparência da demonstração de contas vai ficar mais em evidência. E a contribuição que o CRC tem dado é através da capacitação do profissional da contabilidade. Com profissionais preparados, a gente protege a sociedade.”, explicou Noé.

O ciclo de palestra começou com Dr. Raimundo Cândido Neto, que apresentou os “Aspectos jurídicos nas prestações de contas de campanha”. Raimundo falou sobre os aspectos jurídicos da Lei n.º 13.165/2015, conhecida como Reforma Eleitoral de 2015, que promoveu mudanças que entrarão em vigor a partir das eleições de 2016. “Com as novas regras em vigor, estamos sendo experimentados. É preciso estarmos a par de toda legislação. Não adianta adentrar em uma campanha e fazer somente a sua parte. Tem que saber um pouco das outras áreas.”, explicou.

Em seguida, a contadora Irene Silva Oliveira e o contador Sérgio dos Santos Reis discorreram sobre o tema “Eleições 2016 – financiamento de campanha e prestação de contas”. Um dos assuntos abordados foi a importância da prestação de contas correta. “Na prestação de contas, um erro desencadeia vários problemas no futuro. E o profissional da contabilidade é o corresponsável até o fim, por isso, é fundamental seguir a legislação federal em todos os momentos. É essencial que o tripé jurídico-contabilidade-político esteja engajado.”, afirmou Sérgio.

Ao final do dia de palestras, foi aberto um espaço para debate, em que os participantes puderam tirar suas dúvidas e compartilhar experiências.