CRCMG realiza Seminário de Conselheiros, Delegados, Líderes e Coordenadores de Grupos de Estudos Técnicos e Comissões do CRCMG

17 de dezembro de 2021

por Assessoria de Comunicação do CRCMG

No dia 16 de dezembro, o CRCMG realizou o Seminário de Conselheiros, Delegados, Líderes e Coordenadores de Grupos de Estudos Técnicos e Comissões do CRCMG, no Hotel Ouro Minas. O evento teve como objetivo apresentar os resultados da gestão, enfatizando as metas e resultados obtidos. 

As atividades foram iniciadas pela presidente do CRCMG, Rosa Maria Abreu Barros, que, em nome da diretoria, fez um breve panorama das ações realizadas nos últimos quatros anos, destacando a implantação da plataforma de Ensino a Distância (EAD) e dos eventos virtuais, que possibilitaram aos profissionais de todo o estado participar das capacitações realizadas pelo Conselho, as ações da governança, com a reestruturação do Conselho de forma a deixá-lo mais enxuto, com a diminuição do número de conselheiros e uma melhor gestão dos custos de viagens e hospedagens.

A presidente também destacou a intensificação da fiscalização, com um aumento de 30% nas diligências; a implantação da fiscalização eletrônica; o trabalho de conscientização dos profissionais da contabilidade sobre a importância do registro, que, mais do que uma obrigação legal, é uma ferramenta de valorização, e o trabalho de promover a percepção da sociedade sobre esse valor, por meio de campanhas publicitárias e o aproveitamento das redes sociais.

Finalizando, Rosa Barros agradeceu aos conselheiros, delegados, membros dos Grupos de Estudo Técnicos e Comissões e, em especial, aos colaboradores e líderes do CRCMG.

Dando sequência ao seminário, foi realizada a palestra “Como ampliar as perspectivas de realização de metas e gestão de pessoas enquanto profissionais”, com a psicóloga, pedagoga, especialista em Terapia Clínica e Terapia Cognitiva e educadora parental Patrícia Ragone.

Ela discorreu sobre como estabelecer metas realistas, gerir mudanças, mudar pessoas e como fazer disso um propósito maior, destacando a importância do pensamento, da gratidão e do poder de escolha.

Além disso, apresentou propostas de reflexão aos participantes, com o intuito de provocar as mentes, incentivando que todos ouçam sua voz interior, lembrando que “somos um todo e que nosso lado profissional é apenas uma faceta das muitas que compõem o nosso eu maior”.

Em seguida, foram apresentados, pela presidente Rosa Barros, os resultados, conquistas e inovações da gestão 2018/2021 em todas as áreas do Conselho: desenvolvimento profissional, registro, fiscalização, comunicação, governança institucional e gestão. Ela enfatizou, também, os oito prêmios recebidos ao longo desse período em decorrência das ações bem-sucedidas implementadas no CRCMG e as ações de enfrentamento na pandemia, que foi um dos cases de sucesso premiado em 2021.

As atividades no período da tarde tiveram início com uma breve apresentação da vice-presidente de Administração e Planejamento, Maria da Conceição Barros de Rezende Ladeira; do vice-presidente de Registro, Oscar Lopes da Silva; da vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina, Andrezza Célia Moreira, e da vice-presidência de Desenvolvimento Profissional do CRCMG, Suely Maria Marques de Oliveira. Cada um deles apresentou os resultados de suas áreas enfatizando os números positivos obtidos na gestão 2020/2021.

Na sequência, o humorista, publicitário, professor e palestrante Thiago Carmona apresentou a palestra “Descomplique”, na qual destacou de forma bem humorada a importância da comunicação e como desenvolvê-la na busca de relacionamentos melhores, alcançando melhor produtividade.

Em seguida, a palestra “Inteligência emocional e sua influência” foi realizada pelo tenente Pedro Aihara, porta-voz do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais. Ele abordou como as mudanças podem ajudar a conseguir desenvolver uma inteligência emocional melhor. “Para isso, é preciso, inicialmente, ter abertura para o novo, perceber que nossa tarefa incorre em também resolver e administrar situações que podem não parecer que fazem parte da nossa atuação.”, disse.

Aihara, por meio de sua experiência profissional, pontuou características e ações que podem mudar a forma como as pessoas enfrentam as dificuldades, respondendo melhor às emoções, como ter disciplina operacional; fazer o que se treina; entender que o trabalho só funciona em equipe; atuar com simplicidade e agilidade; fazer a coisa certa e de forma ágil; lembrar do valor da informação; se basear nas informações corretas; ter um plano de contingências; lembrar o que se pode e deve fazer e que sempre é possível estabelecer uma conexão verdadeira com o outro e, assim, gerenciar melhor as emoções.

Finalizando a programação do seminário, foi realizada uma homenagem à presidente, que encerra sua gestão neste ano, e ela também, por meio de um vídeo, agradeceu e homenageou a todos.